terça-feira, abril 17, 2012

INFORMAÇÕES ADICIONAIS À

ENTREVISTA Nº 46 SOBRE O TEMA:

"ENDEMONIADOS" (5 e últ.)




Os Nossos Demónios


A palavra "diabo" ("daimon" em grego) significa literalmente "arrancado". Uma visão psicológica deste conceito entende os "demónios" como a sombra de nossa própria consciência, o que é conhecido como componentes neuróticos da personalidade, o lado escuro da nossa psique.

Se rejeitarmos estas "sombras", elas perseguir-nos-ão e acabaremos por atribuir a um Ser malvado e externo a nós, um Demónio, o diabo, que, afinal não são mais que as nossas fraquezas, nossas limitações, nossos lados escuros. Ao fazê-lo, deixamos de assumir a responsabilidade pelas nossas próprias ações.
Temos de aprender a lidar com os nossos "demónios". Quanto mais os negamos e rejeitamos mais poder eles terão sobre nós. Um mestre zen dizia:

- "Faz-te amigo da tua raiva, ela faz parte de ti é a tua energia vital. Não cortes o dedo onde ele dói".
Quanto menos aceitares as tuas sombras, quanto menos as reconheceres, mais as projectarás sobre os outros: os de outra raça, de outra cultura, homossexuais, imigrantes, mulheres... Assim, "endemoniaremos" nossos vizinhos. São sempre "outros" os responsáveis, os culpados.
Nestes "demónios", os nossos, podemos "acreditar". A crença em demónios sobrenaturais e demónios que entram nos nossos corpos e nas nossas vidas, que andam no mundo para nos prejudicar, é uma crença anti-cristã, contrárias a Deus, de quem Jesus falou.

Site Meter