domingo, abril 15, 2012

HOJE É DOMINGO


(Da minha cidade de Santarém)





Palavras sábias e avisadas, são palavras sábias e avisadas venham elas de onde vierem, e porque o são, é importante que o máximo de pessoas as ouçam e as sigam.

Eu não reproduziria aqui as palavras de D. José Policarpo, produzidas a alguns anos atrás, se elas tivessem a ver com qualquer aspecto da doutrina da Igreja Católica (ou de qualquer outra) da qual ele é o máximo representante no nosso país.

Na minha qualidade de não crente não me incumbe esse papel. Respeito e compreendo todas as pessoas, crentes ou não, sigam elas esta ou aquela religião, desde que se respeitem uns aos outros, e esta é a minha posição.

Reconheço os malefícios das religiões, o extraordinário contributo que ao longo da história da humanidade sempre deram para a divisão entre os homens, atraso da humanidade e o pretexto que foram para guerras, ódios, extermínios, em suma, sofrimento incalculável.

Mas também sei que os homens não são religiosos porque o queiram ser, apenas não conseguem deixar de o ser, o que é muito diferente. O espaço da crença está inscrito no seu cérebro desde o princípio da humanidade.


Acreditar foi um dos factores que contribuiu para a sobrevivência da espécie quando ainda se estava muito longe das religiões… elas vieram depois, muito depois… à boleia.

Mas voltemos a D. Policarpo e às suas sábias e avisadas palavras que nada têm a ver com crenças e doutrinas religiosas. Aqui há uns anitos ele terá dito, pensando nas jovens portuguesas/europeias casadoiras, o seguinte:

- “Cautela com os amores. Pensem duas vezes antes de casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meterem-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam;

- Sei que uma jovem europeia de formação cristã, a primeira vez que vai parar ao país deles, é sujeita ao regime das mulheres muçulmanas, imagine-se lá…

- Só é possível dialogar com quem quer dialogar. Por exemplo, com os nossos irmãos muçulmanos, o diálogo é muito difícil (…) porque eles não admitem sequer encarar a crítica do que pensam, que a sua verdade não seja a única e toda a verdade.

- Se queremos dialogar com muçulmanos temos de saber o bê-á-bá da sua compreensão da vida, da sua fé, portanto, a primeira coisa é conhecer melhor, respeitar.

- Nós somos muito ignorantes, queremos dialogar com os muçulmanos e não gastámos uma hora da nossa vida a perceber o que é que eles são. Quem é que em Portugal já leu o Alcorão?”

Estas palavras que servem de aviso às mulheres portuguesas e a todas as europeias não muçulmanas não significam que, na realidade, não seja possível que uma europeia católica não seja feliz casando com um muçulmano.

O que D. Policarpo quis dizer é que elas correm um grave risco para o qual devem estar alertadas, e este risco é evidente e óbvio pelo simples facto de que a cultura e a religião católica são muito diferentes da cultura e religião de Maomé.

Se o casamento em si, pelas naturais diferenças entre as pessoas, constitui já um interminável rol de compromissos e cedências recíprocas, imagine-se como será quando, entre eles, existem tão profundas diferenças culturais e religiosas.

E se a portuguesa Rute Isabel reagiu mal às palavras e avisos de D. José Policarpo porque é muito feliz no seu casamento com o marroquino Abdelilah Suisse, a nós só nos resta congratularmo-nos com esse facto.

Agora, SrªDª Isabel, não fique chocada com as palavras de D. Policarpo porque a senhora, melhor do que ninguém, deve ter-se apercebido, ao longo da sua vida de casada, que as palavras do Cardeal têm toda a razão de ser, sejamos honestos e deixemo-nos de hipocrisias!


(Click na imagem de uma rua da cidade antiga)

Site Meter