sexta-feira, abril 27, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 48 SOBRE O TEMA:
“SANTA INQUISIÇÃO?” (2)

Ser Herege era ser Traidor

Desde que o cristianismo se tornou religião oficial no século IV com a "conversão" do imperador romano Constantino, os hereges, que discordavam da doutrina cristã oficial, que neste século começou a ser a doutrina dos Papas de Roma - foram considerados traidores e inimigos do Estado,  criminosos "políticos".
No século XII, os cátaros ou albigenses questionaram o papado e não acataram o seu poder. Ao Papa chamaram-no de "o Anticristo" e à Igreja de Roma "a prostituta da Babilónia", evocando a imagem da "grande rameira” do Apocalipse.
Eles recusavam-se a usar armas e rejeitavam os altares, santos, adorar imagens e relíquias.
O Papa Lúcio III (1181-1185) determinou matá-los militarmente e emitiu a bula "Ad Abolendam". A Bula exigia que os bispos extirpassem a heresia e deu-lhes poder para julgarem e condenarem os hereges na sua diocese.  Esta disposição é o germe da "Santa Inquisição”. Nesta primeira fase, a Inquisição dependia dos bispos.  Em 1231, o Papa Gregório IX estabeleceu que a Inquisição, reportava directamente ao Papa e era administrada pelos Dominicanos. Em 1252, o Papa Inocêncio IV autorizou o uso de tortura para extrair confissões dos acusados.

Site Meter