quinta-feira, abril 26, 2012

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 48 SOBRE O TEMA:
 “A SANTA INQUISIÇÃO?” (1)






Para Investigar e Punir as Heresias

Inquirir significa investigar. A Inquisição investigava, sancionava, castigava e punia as heresias na igreja. Durou séculos e tinha características diferentes em fases diferentes e em diferentes países, embora o denominador comum sempre foi a intolerância e crueldade. A Inquisição na Idade Média começou em 1184 no Languedoc, sul da França, para combater a heresia dos cátaros (de "katharoi", o "puro"), também chamados de albigenses, a primeira heresia organizada e confinada a um território particular que desafiou a igreja romana.

No Concílio de Latrão (1215), reunião convocada e presidida pelo Papa Inocêncio III, o foco eram os hereges da época, que não aceitaram as doutrinas oficiais impostas pelo Papa de Roma. O decreto contra esses hereges começava assim: “excomungamos e anatematizamos todo o tipo de heresia que se levante contra a santa fé católica e ortodoxa que acabamos de discutir. Condenamos todos os hereges, seja qual for o nome porque ele é conhecido. Porque, embora se apresentem de forma diferente à luz do dia, na clandestinidade todos estão muito próximos: o orgulho torna todos iguais”.

Em 1249 a Inquisição foi introduzida em Aragão, Espanha. E juntando Aragão e Castela, foi criada em 1478 a Inquisição Espanhola, que durou até 1821, sempre sob o controle da monarquia espanhola. De Espanha, a Inquisição foi instalada nas colónias espanholas da América. A Inquisição portuguesa teve uma duração semelhante à espanhola (1536-1821). A Inquisição Romana, dirigida a partir do papado durou de 1542 até 1965 do século xx.

Site Meter