terça-feira, maio 22, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 104



Também ele tinha lido o artigo no jornal e também ele temia pelo sucesso da festa. Gente esquentada, essa de Ilhéus… Seu sócio, Moacir Estrela, esperava, na garagem pessoas, incluindo o Intendente e o Juiz de Direito.

E agora esse malfadado artigo a lançar a cizânia, a desconfiança e a divisão entre os seus convidados.

 - Isso ainda vai dar muito que falar.

O Capitão, tendo aparecido antes para a costumeira partida de gamão, confidenciara a Nacib ser o artigo apenas um começo. O primeiro de uma série, e não irão ficar em artigos, Ilhéus viveria grandes dias. O Doutor, os dedos sujos de tinta, os olhos brilhantes de vaidade, lá estivera rapidamente, declarando-se ocupadíssimo. Quanto a Tonico Bastos, não voltara ao bar, constava ter sido chamado com urgência ao coronel Ramiro.

Os primeiros convidados a chegar foram os de Itabuna, louvando a viagem em marinete, o percurso feito em hora e meia, apesar da estrada não estar ainda completamente seca.

Olhavam com condescendente curiosidade as ruas, as casas, a Igreja, o bar Vesúvio, o stock de bebidas, o cine teatro Ilhéus, achando que em Itabuna tudo era melhor, não havia igrejas  como as de lá, cinema melhor do que o deles, casas que se igualassem às novas moradias itabunenses, bares mais ricos em bebidas, cabarés tão frequentados.

Naquele tempo a rivalidade entre as duas cidades da zona do cacau começava a tomar corpo. Os itabunenses falavam do progresso sem medidas, do crescimento espantoso da sua terra, ainda a alguns anos simples distritos de Ilhéus, uma aldeia conhecida por Tabocas. Discutiam com o Capitão, falavam do caso da barra.

Famílias dirigiam-se ao cinema para assistirem à estreia do mágico Sandra, olhavam o movimento do bar, as figuras importantes ali reunidas, a grande mesa em forma de T.

Jacob e Moacir recebiam os convidados. Mundinho Falcão chegou com Clóvis Costa, houve um movimento de curiosidade. O exportador foi abraçar os itabunenses, havia entre eles fregueses seus.

O coronel Amâncio em companhia de Manuel das Onças, contava ter Jesuíno partido, devidamente autorizado pelo Juiz, para sua fazenda onde aguardaria o andamento do processo. O coronel Ribeirinho não tirava os olhos da porta do cinema, na esperança de ver Anabela chegar.

A conversa generalizava-se, falava-se dos enterros, do crime da véspera, de negócios, do fim das chuvas, das perspectivas da safra, do Príncipe Sandra e de Anabela, evitava-se cuidadosamente qualquer referência ao caso da barra, ao artigo do Diário de Ilhéus. Como se todos temessem iniciar as hostilidades, ninguém quisesse assumir tal responsabilidade.

Quando, por volta das oito horas, já iam sentar-se à mesa, da porta do bar alguém anunciou:

 - Lá vem coronel Ramiro com Tonico.

Amâncio Leal dirigiu-se ao seu encontro. Nacib sobressaltou-se: a atmosfera ficara mais tensa, os risos soavam falsos, ele percebia os revólveres sob os paletós. Mundinho Falcão conversava com João Fulgêncio, o Capitão se aproximou deles. Podia-se ver, do outro lado da Praça, o professor Josué no portão de Malvina.

O coronel Ramiro Bastos, o cansado passo apoiado na bengala, penetrou no bar, adiantou-se cumprimentando um a um. Parou diante de Clóvis, apertou-lhe a mão:

 - Como vai o jornal, Clóvis? Prosperando?
(Click na imagem)

Site Meter