terça-feira, maio 01, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA


Episódio Nº 86


Virou as costas, ia saindo, a voz atrás dele, arrastada e quente:

 - Que moço bonito.

Parou, não se lembrava de ninguém achá-lo bonito, à excepção da velha Zoraia, sua mãe, nos dias de infância, foi quase um choque.

 - Espere.

Voltou a examiná-la, era forte, porque não experimentá-la?

- Sabe mesmo cozinhar?

 - O moço me leva e vai ver…

Se não soubesse cozinhar serviria ao menos para arrumar a casa, lavar a roupa.

 - Quanto quer ganhar?

 - O moço é que sabe. O que quiser pagar…

 - Vamos ver primeiro o que você sabe fazer. Depois acertamos o ordenado. Lhe serve?

 - Pra mim, o que o moço disser tá bom.

 - Então pegue sua trouxa.

Ela riu novamente mostrando os dentes brancos, limados. Ele estava cansado, já começava a achar que tinha feito uma besteira. Ficara com pena da sertaneja, ia levar um trambolho para casa. Mas era tarde para arrepender-se. Mas era tarde para arrepender-se. Se pelo menos soubesse lavar…

Voltou com um pequeno atado de pano, pouca coisa possuía. Nacib saíu andando devagar. A trouxa na mão ela o acompanhava poucos passos atrás. Quando já iam saindo da Estrada de Ferro, ele voltou a cabeça e perguntou.

 - Como é mesmo seu nome?

 - Gabriela para servir o senhor.

Continuaram andando, ele na frente, novamente pensando em S, o dia agitado, de encalhe de navio e crime de Sinhàzinha, o dia agitado, de encalhe de navio e crime de morte. Sem falar nos segredinhos do Capitão, do Doutor e de Mundinho Falcão. Ali havia coisa, a ele, Nacib não enganavam.

Não tardaria a surgir a novidade. A verdade é que, com a notícia do crime, até aquilo esquecera, o ar conspirativo dos três, a raiva do coronel Ramiro Bastos.

O crime a todos empolgara, tudo o mais ficara em segundo plano. O pobre dentista, rapaz simpático, pagara caro seu desejo de mulher casada. Era correr muito risco meter-se com esposa dos outros, terminava-se com uma bala no peito. Tonico Bastos que tomasse cuidado, senão um dia ia acontecer-lhe coisa semelhante. Teria ele, realmente, dormido com Sinhàzinha ou era prosa sua para impressioná-lo?

De qualquer maneira. Tonico corria risco, um dia ainda lhe sucederia uma desgraça. Nacib reflectia: quem sabe? , talvez valesse a pena correr todos os riscos por um olhar, um suspiro, um beijo de mulher.

Gabriela ia uns passos atrás com sua trouxa, já esquecida de Clemente, alegre de sair do amontoado de retirantes, do acampamento imundo. Ia rindo com os olhos e a boca, os pés descalços, quase deslizando no chão, uma vontade de cantar as modas sertanejas; só não cantava porque talvez o moço bonito e triste não gostasse.

(Click na imagem. Nacib resistiu a levar para casa Gabriela nas não resistiu quando, viradas as costas, ela o chamou  com a sua voz quente e arrastada de "moço bonito".) 

Site Meter