ENTREVISTA Nº 48 SOBRE O TEMA:
"SANTA INQUISIÇÃO? (10)
As "razões" para a queima de bruxas
É claro que, o que estava por detrás da queima das bruxas era a ideologia misógina (ódio e desprezo ao sexo feminino) dos representantes oficiais da igreja, o desprezo e medo que sentiam das mulheres. No texto "Martelo das Bruxas" aparecem algumas das "razões" que tentam explicar a propensão feminina à bruxaria.
Com base em textos bíblicos e textos da cultura grega clássica, os inquisidores alegaram que as mulheres amam ou odeiam sem conhecer o meio-termo e isto arrasta-as a cometer maldades extremas que as tornam cúmplices do mal principal que é o diabo.
As mulheres também são, por natureza, crédulas e por isso são atacadas prioritariamente pelo diabo o que ficou demonstrado na tentação de Eva no paraíso. Além disso, sendo de língua traiçoeira, as mulheres são capazes de justificar os seus actos de bruxaria de forma mais hábil. Finalmente, as mulheres são inferiores o que faz que a sua fé seja mais frágil e vulnerável. A palavra latina "fémina" - que ainda hoje utilizamos - descrevem-nas e caracterizam-nas já por "fé-menor" , fé fraca.
<< Home