segunda-feira, maio 07, 2012


INFORMAÇÕES ADICIONAIS 
À ENTREVISTA Nº 48 SOBRE O TEMA:
 “SANTA INQUISIÇÂO?” (8)


Os "Atos de fé": um show

Os "Atos de Fé" foram uma das maiores manifestações de intimidação pública do poder da Inquisição.  Absolvidos e condenado pelos tribunais da Inquisição eram obrigados a participar nestas cerimónias, celebrando o seu retorno à igreja ou a sua morte.
 Os Atos de Fé desenrolavam-se na Praça Pública e as multidões eram grandes espectadores.  Eram  espectáculos teatrais que os líderes da igreja cuidavam ao pormenor em cada detalhe para aumentarem o medo dos espectadores, o respeito à autoridade, a curiosidade mórbida, a rejeição de pesar, e o desprezo pelos hereges ...
Os réus eram levados de madrugada da prisão da Inquisição para a capela do Santo Ofício, a partir do qual saía o cortejo formado e chefiado por uma cruz verde, que era o símbolo da Inquisição.
Os réus arrependidos das suas heresias transportavam velas acesas,  atrás, iam os frades dominicanos responsáveis por séculos de Tribunais da Inquisição.  No final do desfile, os condenados à morte, vestidos com as vestes chamadas "sambenito", pintadas com as chamas do inferno e  na cabeça carapuças de cartão também pintados com símbolos infernais. Atrás dos quem iriam morrer na fogueira ou na forca, os chamados "servos da Inquisição", que continha alguns escritos como os "olhos e ouvidos" do Santo Ofício. Fechavam a procissão lanceiros a cavalo e representantes de comunidades religiosas que estavam na cidade..



Site Meter