quarta-feira, maio 30, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 51 SOBRE O TEMA:
 “COMO ERA SER CRIANÇA” (4)

Apesar das Declarações ...

Apesar das declarações, convenções, princípios, códigos e direitos, a situação das crianças no planeta que partilhamos ainda é um desafio formidável.  Com uma variada informação, recolhida no mundo inteiro, o jornalista espanhol José Manuel Martin Medem, construiu um livro chocante: "A guerra contra as crianças" (Editorial El Viejo Topo, Barcelona 1998).

Este jornalista comprometido descreve neste livro a extrema violência que o nosso mundo, acredita-se ser civilizado, exerce sobre as crianças na indústria do sexo, em guerras tribais, no tráfico de órgãos, abuso sexual na família, sobre o trabalho escravo nas adopções ilegais em servidão doméstica, em fábricas… O autor diz na introdução: “Nesta guerra, as armas mais letais contra as meninas, as filhas da miséria, os sem-abrigo que sofrem, como todos os marginalizados, da discriminação e da violência como quase todas as mulheres.  

Aparentemente, o progresso na protecção das crianças está avançando nas declarações antecipadas e nas promessas, mas a ajuda mais básica para elas continua a ser esta recomendação: «Não acredites  no que dizem mas sim no que te fazem.»

Site Meter