quinta-feira, junho 21, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 53 SOBRE O TEMA:
“ABORTO?” (8)

Por que tanta severidade?

Não é fácil de entender em profundidade a insistente e severa intolerância de alguns clérigos quando se opõem a todos os abortos em todas as circunstâncias.  Além das razões derivadas da misoginia tradicional eclesiástica, o desejo de controlar a sexualidade das mulheres ou de  restringir a sua liberdade de consciência, o teólogo alemão Eugen Drewermann, psicanalista de profissão, diz que uma das razões mais íntimas e escondidas que podem explicar esta posição é:

 - Numa perspectiva psicanalítica está bem motivado o rigor com a estrita proibição de   "matar a criança no ventre de sua mãe" até à   comparação incrível e teoricamente  incompreensível do Cardeal Joseph Hoffner (1986), que coloca no mesmo plano o aborto e o extermínio em massa de tantos "vidas inúteis" nas câmaras de gás do regime nazi.

Para entender esta motivação, é preciso pensar no que foi a vida dessa pessoas com uma experiência da primeira infância muito curta que, quando chegada a maturidade, se torna numa evidência contundente de que se realmente existem deve-se somente à vontade heróica do sacrifício da própria mãe. 

Consequentemente, o que há a esperar de alguém que chega a essa evidência é que, como um outro Abel, assuma a sua disponibilidade pessoal para o sacrifício.  Então, quando se tornam num sacerdote de um Deus exigente, ele pode exigir a todos, especialmente às mulheres e mães, que actuem da mesma forma e ofereçam, livremente, o seu sacrifício pessoal.

Site Meter