O respeito pela natureza devia ser ensinado às crianças desde o berço pelos pais e nas escolas pelos professores. É fundamental na formação da personalidade:
Numa sala de aulas uma aluna pergunta à
professora o que é o amor.
A professora entendendo que a criança
merecia uma resposta à altura da pergunta e como já estava na hora do recreio, pediu que cada aluno
desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o
sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem
a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe
consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança trouxe uma borboleta. Veja,
professora, o colorido de suas asas, vou colocá-la na minha colecção.
A terceira trouxe um filhote de passarinho
que tinha caído do ninho juntamente com outro irmão. Não é bonito, professora?
Terminada a exposição a professora notou que
havia uma criança que tinha ficado qui eta
e silenciosa o tempo todo.
Estava cheia de vergonha pois não tinha
trazido nada. A professora dirigiu-se-lhe e perguntou:
- Minha querida, porque não trouxeste nada?
E a criança, timidamente, respondeu:
- Desculpe professora, vi uma flor, senti o
seu perfume, pensei em arrancá-la mas preferi deixá-la para que seu perfume
exalasse por mais tempo.
- Vi
também uma borboleta, leve, colorida mas ela parecia tão feliz que não tive
coragem de aprisioná-la.
- Vi
também um passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o
olhar triste da mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto, professora, trago comigo o perfume
da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos
da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu à criança e deu-lhe
nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no
coração e não em nada físico.
O verdadeiro amor traduz-se no respeito que
devemos sentir pela natureza seja ela uma flor, uma borboleta ou um passarinho
Numa sala de aulas uma aluna pergunta à
professora o que é o amor.
A professora entendendo que a criança
merecia uma resposta à altura da pergunta e como já estava na hora do recreio, pediu que cada aluno
desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o
sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem
a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe
consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança trouxe uma borboleta. Veja,
professora, o colorido de suas asas, vou colocá-la na minha colecção.
A terceira trouxe um filhote de passarinho
que tinha caído do ninho juntamente com outro irmão. Não é bonito, professora?
Terminada a exposição a professora notou que
havia uma criança que tinha ficado qui eta
e silenciosa o tempo todo.
Estava cheia de vergonha pois não tinha
trazido nada. A professora dirigiu-se-lhe e perguntou:
- Minha querida, porque não trouxeste nada?
E a criança, timidamente, respondeu:
- Desculpe professora, vi uma flor, senti o
seu perfume, pensei em arrancá-la mas preferi deixá-la para que seu perfume
exalasse por mais tempo.
- Vi
também uma borboleta, leve, colorida mas ela parecia tão feliz que não tive
coragem de aprisioná-la.
- Vi
também um passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o
olhar triste da mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto, professora, trago comigo o perfume
da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos
da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu à criança e deu-lhe
nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no
coração e não em nada físico.
O verdadeiro amor traduz-se no respeito que
devemos sentir pela natureza seja ela uma flor, uma borboleta ou um passarinho.
<< Home