sábado, julho 14, 2012


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
 À ENTREVISTA Nº 56 SOBRE O TEMA:
 “HOMOSSEXUALIDADE” (3)

O casamento de semelhanças"

O historiador americano John Boswell, que chefiou o departamento de história da Universidade de Yale, escreveu em 1994 o livro "O Casamento de semelhanças" (Muchnick Publishers). Nele, após uma investigação de 12 anos, apresenta uma evidência desconcertante: documentos da igreja cristã dos séculos VI a XIII, contendo a liturgia que celebrou as uniões eróticas entre dois homens.

Boswell visitou as grandes bibliotecas da Europa, incluindo o Vaticano, e encontrou dezenas de manuscritos originais com as orações, gestos, salmos e cerimónia praticada nas bênçãos de amor homossexual realizada em igrejas e presidida por sacerdotes.

O livro de Boswell mostra que o casamento não foi declarado "sacramento" até ao século XIII (Concílio de Latrão, 1215) e só depois foi estabelecida a relação heterossexual como a único legítima.  É a partir do século XIV, que na Europa Ocidental se começou a desenvolver uma obsessão homofóbica, considerando a homossexualidade como o mais degradante dos pecados. 
 Nos rituais encontrados, Boswell encontrou páginas rasgadas ou mutiladas posteriormente, a fim de esconder o que se fazia com naturalidade e se celebrava religiosamente.

Site Meter