segunda-feira, agosto 06, 2012


FÉRIAS

“Eu ainda sou do tempo...” em que as férias duravam um mês… e eram gozadas na praia da Nazaré que os jovens turistas franceses “deram a conhecer” ao país escandalizando as nazarenas beijando-se despudoradamente na via pública rodeados pelas mulheres das sete saias que faziam chacota entusiasmadas por aquele descaramento num país de pessoas envergonhadas em que coisas daquelas só se faziam às escondidas.

Para trás, na década de quarenta, já tinham ficado as férias nas praias de Santo Amaro de Oeiras e Carcavelos, na linha de Estoril, com a vendedora das “bolas de berlim” e o homem que atraía a meninada a apregoar a “bolacha americana”.

Estávamos ainda nos recatados tempos em que os fatos de banho das senhoras eram de alto a baixo com uma pequena saia e os dos homens tinham duas peças porque isso de mostrar o peito ficava só para o Tarzan.

Mas avancemos vinte anos e regressemos à Nazaré onde era preciso, pelo menos aconselhável, visitar uns meses antes para escolher e negociar a casa às gentes do mar que nos meses de Verão as deixavam livres para obterem um rendimento complementar à faina da pesca quando o mar deixava.

Depois, alugava-se na praia uma barraca, também ao mês, na expectativa de que os vizinhos fossem pessoas simpáticas para as senhoras poderem dar à língua sentadas na areia.

Foi na esplanada principal da Nazaré que assisti, no ano de 1966, ao memorável jogo do Mundial de Futebol com a Coreia do Norte em que começamos a perder por 3 – 0 o que era verdadeiramente escandaloso… Salvou-nos o Pantera Negra, o grande Eusébio, que recuperou, ainda na 1ª parte, com 2 golos e mais dois na 2ª. O José Augusto, finalmente, arrumou a questão com um 5º golo. Foi algo de memorável com muitas lágrimas de alegria a escorrerem pelos rostos dos veraneantes que sentados à mesa a beberem a sua cerveja não tinham ganho para o susto.

Foram precisos mais 10 anos para que o 25 de Abril abrisse as portas às férias dos portugueses no Algarve em verdadeiras colunas de automóveis e atrelados em direcção aos parques de campismo algarvios a abarrotarem de gente com as tendas às costas à descoberta das suas belas praias, dos seus recantos escondidos, do sol incomparável e das águas convidativas.

Foi um período glorioso em que o Algarve tinha mais encanto, sabia a aventura, a férias, a liberdade, respirava-se uma vida nova. Era o tempo das bichas para tomar banho, para lavar a loiça, para comprar o pão…tínhamos todos pouco dinheiro mas uma vontade muito grande de viver.

Ontem regressei de mais umas férias no Algarve reduzidas apenas a uma semana num hotel. Um Algarve que já não é o mesmo, está sofisticado, cheio de hotéis e piscinas, tapado de prédios e de moradias já não tem recantos. A convivência espontânea, informal entre pessoas deu lugar a grupos de jovens que se encontram em discotecas para beberem sem conta nem medida.

Os cantores da moda aproveitam a concentração das pessoas para fazerem os seus espectáculos e as pessoas acorrem aos magotes agitando os braços ao som das músicas.

Foram umas férias pequeninas e, acima de tudo, sem a alegria de outros tempos …
(Click na Imagem da bela praia do Vau, Alvor-Algarve onde, nos últimos anos, tenho vindo a passar férias.)

Site Meter