terça-feira, agosto 07, 2012

GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 161

 - Um moço delicado, é capaz de adoecer – apoiou Florzinha – Já não tem muita saúde.

- Boa bisca ele não é, também. A tristeza dele deu foi para rondar a desenvergonhada… Até para no passeio para falar com ela. Eu já disse ao padre Basílio…

 - O quê?

 - Ilhéus está ficando uma terra de perdição, um dia deus castiga. Manda uma praga, mata tudo o que é pé de cacau…

- E ele, que foi que respondeu?

 - Disse que eu era uma boca de azar. Ficou danado. Que eu estava querendo o mal.

 - Também você foi logo falar com ele… Ele é dono de roça. Porque não falou com padre Cecílio? Esse pobrezinho não tem pecado.

 - Pois falei. E ele me disse: «Doroteia, o demónio está solto no meio de Ilhéus. Reinando, sozinho». E é verdade.

Viraram o rosto para não olhar Glória na janela, iluminada em sorrisos para o bar de Nacib. Seria o olhar pecado, o próprio Demónio.

No bar, o Capitão triunfante, largara a notícia sensacional: o coronel Altino Brandão, o dono de Rio do Braço, homem de mais de mil votos, aderira a Mundinho. Lá estivera, na casa exportadora, para comunicar a sua decisão. Mundinho lhe perguntara, surpreendido com a inesperada reviravolta do coronel:

 - O que o decidiu, coronel?

 - Pensava nos irrespondíveis argumentos e nas convincentes conversas:

 - Umas cadeiras de espaldar – respondera Altino.

Mas no bar já se sabia da entrevista mal sucedida, da cólera de Ramiro. Exageravam-se os factos: que houvera bate-boca violento, que o velho político expulsara Altino de sua casa, que este fora mandado por Mundinho propor acordos, pedir trégua e clemência. Versão nascida de Tonico, muito exaltado, anunciando nas ruas que Ilhéus ia voltar aos dias passados de tiros e mortes.

Outras versões, do doutor e de Nhô-Galo, que haviam encontrado o coronel Altino, contavam ter Ramiro perdido a cabeça quando o fazendeiro do Rio do Braço lhe dissera considerá-lo já derrotado, mesmo antes das eleições e lhe avisara que votaria com Mundinho. Ante o que Tonico propusera um acordo humilhante para os Bastos. Ramiro recusara.

Cruzavam-se as versões ao sabor das simpatias políticas. Uma coisa, no entanto, era certa: após a partida de Altino, Tonico correra a chamar um médico, o Dr. Demóstenes, para atender o coronel Ramiro, que sofrera um desfalecimento.

Dia de comentários, de discussões, de nervosismos. A João Fulgêncio, vindo da Papelaria para a prosa do fim da tarde, pediram-lhe opinião:

  - Penso como D.ª Doroteia. Ela vem de me dizer que o Diabo anda à solta em Ilhéus. Ela não sabe direito se ele se esconde na casa de Glória ou aqui, no bar. Onde você escondeu o maldito, Nacib?
 ( Click na imagem da beleza pura, imaculada, do rosto de uma jovem)

Site Meter