quarta-feira, agosto 15, 2012


GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 167


As festas do Clube Progresso, os namoros sem consequência, os bilhetinhos trocados, tímidos beijos furtados nas matines dos cinemas, por vezes mais fundos nos portões dos quintais.

Chegava um dia o pai com um amigo, acabava o namoro, começava o noivado. Se não quisesse, o pai obrigava. Acontecia uma casar com o namorado quando os pais faziam gosto no rapaz. Mas em nada mudava a situação. Marido trazido, escolhido pelo pai, ou noivo mandado pelo destino, era igual.

Depois de casada, não fazia diferença. Era o dono, o senhor, a ditar as leis, a ser obedecido. Para ele os direitos, para elas o dever, o respeito. Guardiãs da honra familiar, do nome do marido, responsáveis pela casa, pelos filhos.

Mais velha do que ela, mais adiantada no colégio, fizera-se Clara íntima de Malvina. Riam as duas a cochichar no pátio. Jamais houvera moça mais alegre, mais cheia de vida, formosura sadia, dançarina de tangos, a sonhar aventuras. Tão apaixonada e romântica, tão rebelde e atirada!

Casou por amor, pelo menos assim se pensava. Não era o noivo fazendeiro, de mentalidade atrasada. Era um doutor, formado em Direito, recitava versos. E foi tudo igual.

Que acontecera com Clara, onde ela estava, onde escondera sua alegria, seu ímpeto, onde enterrara seus planos, tantos projectos? Ia à Igreja, cuidava da casa, paria filhos. Nem se pintava, o doutor não queria.

Assim fora sempre, assim continuava a ser, como se nada se transformasse, a vida não mudasse, não crescesse a cidade. No Colégio emocionavam-se com a história de Ofenísia, a virgem dos Ávilas, morta de amor. Não quisera o Barão, recusara o senhor do engenho. Seu irmão Luís António chegava com pretendentes. Ela sonhava com o Imperador.

Malvina odiava aquela terra, a cidade dos cochichos do disse-que-disse. Odiava aquela vida e contra ela passara a lutar. Começara a ler. João Fulgêncio a encaminhava, recomendando-lhe livros. Descobriu outro mundo mais além de Ilhéus onde a vida era bela, onde a mulher não era escrava.

As grandes cidades onde podia trabalhar, ganhar o seu pão e a sua liberdade. Não olhava para os homens de Ilhéus. Iracema a chamava de “virgem de bronze”, o título de um romance, porque ela não tinha namorados.

Josué a rondava, viera de fora, escrevia sonetos, publicava em jornais. “Dedicado à indiferente M…”. Iracema lia alto no pátio do colégio. Um dia, quando um marido enganado matou a esposa, Malvina conversara com ele, namoraram uns dias.

Talvez, quem sabe, fosse diferente? Era igual. Logo quisera proibir pintura no rosto, amizade com Iracema – “é falada por todos, não é amiga para você” – ir a uma festa do coronel Misael para a qual ele não fora convidado. Tudo isso em menos de um mês.

De Ilhéus só gostava da casa nova, cujo modelo escolhera numa revista do Rio. O pai fizera-lhe a vontade, para ele era indiferente. Mundinho Falcão tinha trazido aquele arquitecto maluco, sem trabalho no Rio, ela adorara a casa de Mundinho.

Sonhara com ele também. Esse sim, era diferente, esse podia arrancá-la dali, levá-la para outras terras, aquelas faladas nos romances franceses. Para Malvina não se tratava de amor, de paixão a explodir. Amaria quem lhe oferecesse o direito a viver, quem a libertasse do medo ao destino de todas as mulheres de Ilhéus. Era preferível envelhecer solteirona, de negro na porta das Igrejas. Se não quisesse morrer como Sinhàzinha de tiro de revólver.
(Click na imagem. A ideia da almofada é nova... quanto ao resto, tudo velho.)

Site Meter