segunda-feira, setembro 24, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
 COM JESUS Nº 71 SBRE O TEMA:
 “EVANGELIZAÇÂO DA AMÉRICA”




RAQUEL - Emissoras Latinas voltam ao ar transmitindo em exclusivo as controversas entrevistas com Jesus Cristo nesta sua segunda vinda à Terra. Bem-vindo mais uma vez aos nossos microfones.

JESUS - Obrigada, Raquel. Mas hoje tenho uma queixa contra ti.

RAQUEL - Contra mim?

JESUS - Quando conversamos, sempre és tu quem faz perguntas. Por quê?

RAQUEL - Bom, porque eu sou a entrevistadora e o senhor o entrevistado.

JESUS - Sim, mas já estamos conversando há tantos dias e eu não sei nada sobre ti. Nem sequer sei onde nasceste. De onde és.

RAQUEL - Eu nasci no Peru, mas minha mãe era colombiana e meu pai da Bolívia.

JESUS - Onde ficam essas terras? Mais pra lá do Egipto?

RAQUEL - Muito mais longe. Como lhe explico? Do outro lado do mundo, cruzando o oceano. Essas terras se conhecem como América Latina. Por isso, esta emissora se chama Emissoras Latinas, vê como são as coisas?

JESUS - Estou vendo…

RAQUEL - Sem dúvida é o continente onde há mais seguidores seus.

JESUS - De verdade? E como escutaram minha mensagem vivendo tão longe?

RAQUEL - É uma longa história. Quer conhecê-la?

JESUS - Claro, me interessa.

RAQUEL - Mas melhor que eu… Deixe ver se tenho por aqui seu telefone… Talvez o encontro em sua casa de Montevidéu.

GALEANO - Alô, sim?

RAQUEL - Eduardo Galeano?

GALEANO – Eu  mesmo.

RAQUEL - Sabe, Galeano, estou ligando pelas Emissoras Latinas de Jerusalém. Ao meu lado está Jesus Cristo.

GALEANO - Jesus Cristo?

RAQUEL -  Sim, Jesus Cristo em pessoa. Ele quer saber como sua mensagem chegou às terras da América.

GALEANO - É uma longa história.

RAQUEL - Eu disse o mesmo a ele, mas talvez o senhor possa resumi-la um pouco.

GALEANO - Pois veja, Jesus Cristo, os reis da Espanha enviaram a estas terras um tal de Cristóvão Colombo com um punhado de aventureiros.

RAQUEL - O descobrimento da América…

GALEANO - Ou melhor, o descobrimento do ouro da América, porque estas terras não tinham que ser descobertas por ninguém. Já estavam habitadas e civilizadas.

JESUS - E o que aconteceu com os recém-chegados?

GALEANO - Vinham com a febre do ouro. Nada nem ninguém os detinha na procura do ouro e prata. Como trouxeram a pólvora, armas desconhecidas e doenças desconhecidas, arrasaram tudo. Populações inteiras foram exterminadas. Destruíram templos, cidades, a cultura de nossos povos Um verdadeiro genocídio.

JESUS - Como os romanos no meu tempo… Mas, o que tudo isso tem a ver com a minha mensagem?

GALEANO - O que acontece, Jesus Cristo, é que junto aos invasores vieram os missionários.

JESUS - Missionários com que missão?

GALEANO - Missionários seus. Com a missão de tornar cristãs todas estas pessoas. Os soldados levavam a espada e os missionários a cruz. Vieram “evangelizar” estas terras. Baptizar os índios, que foi assim que os chamaram…

JESUS - E os índios queriam se baptizar?

GALEANO - Não tinham escolha. Porque se não, os passavam na faca.

JESUS - E se se baptizassem?

GALEANO - Era ainda pior. Porque então se convertiam em escravos do rei da Espanha. Tiravam suas terras, violavam as mulheres, os forçavam a trabalhar nas minas e morriam aos montes. Um grande profeta, frei Bartolomeu de las Casas, denunciou as atrocidades que fizeram em seu nome, Jesus Cristo.

JESUS - Em meu nome…?

GALEANO - Em seu nome, sim, como o senhor ouviu.

RAQUEL - Tem os dados, senhor Galeano, de quanta gente vivia na América quando chegou Colombo?

GALEANO - Calcula-se uns 70 milhões de indígenas. Depois de um século e meio, haviam sobrevivido apenas 3 milhões.

RAQUEL - Escutamos bem ou…?

GALEANO - E a história não acaba aí. Como os índios da América foram rareando, trouxeram negros da África. Homens e mulheres arrancados de suas terras, transportados em barcos, acorrentados. Os patrões os vendiam como animais e como animais os faziam trabalhar, a chicotadas.

JESUS - Mas, como puderam fazer uma coisa assim? Não eram tão filhos de Deus como eles?

GALEANO - Ah, eles se justificavam dizendo que os índios não tinham alma e muito menos os negros.

JESUS -    E os missionários também aprovavam essas atrocidades?

GALEANO - A maioria, sim. Porque a compra e venda de seres humanos foi um negócio muito rentável. Quantos trouxeram da África? 20?, 40 milhões? Ninguém sabe. A metade morria na travessia, arremessavam seus corpos ao mar.

JESUS - É algo muito espantoso o que o senhor me conta, amigo.

GALEANO - América e África são o grande pecado da Europa, Jesus Cristo. Estas terras foram ensanguentadas, suas veias ficaram abertas. Como as do senhor quando esteve cravado na cruz.

RAQUEL - Obrigada, Eduardo Galeano. Quer dizer algo mais, Jesus Cristo?

JESUS -    Dizer não. Maldizer. Malditos os que fizeram isso. Como disse uma Escritura antiga, por causa deles o nome de Deus é blasfemado entre as nações.

RAQUEL - De Jerusalém e para toda América Latina, reportou Raquel Pérez.


Site Meter