segunda-feira, outubro 01, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA
 COM JESUS Nº 74 SOBRE O TEMA: 
“ O PAPA É INFALÍVEL?”



RAQUEL -  Emissoras Latinas regressa a Cafarnaum. Sobre os cimentos do que foi a casa de Simão Pedro, o pescador, está edificada hoje uma igreja monumental em forma de barca. Em seu interior, ainda se distingue a antiga fachada por onde o senhor, Jesus Cristo, teve que entrar muitíssimas vezes.

JESUS - Sim, aqui nos reuníamos com Pedro e sua família. Pedro foi um de meus melhores amigos. Teimoso, fanfarrão como ninguém, mas um grande homem.

RAQUEL - E principalmente, infalível.

JESUS - Infa o quê?

RAQUEL -  Infalível. Que não erra.

JESUS - Como que não erra?

RAQUEL -  Bom, Pedro, como primeiro Papa da Igreja, não erraria nunca, porque dizem que os papas são infalíveis.

JESUS - Mas, o que estás dizendo, Raquel? Todos nós, nascidos de mulher, erramos.

RAQUEL -  Corrijo-me. A infalibilidade funciona unicamente quando os papas falam “ex catedra”, de sua cadeira, sentados em seu trono, e em assuntos de fé e de moral. O senhor não sabia isso?

JESUS - Não. Não sei do que estás falando.

RAQUEL -  Tenho os dados comigo. Escute. Pio Nono. Pio Nono outra vez. Concílio Vaticano Primeiro. Os Papas de Roma, como sucessores de Pedro e como representantes de Jesus Cristo na terra, não podem errar.

JESUS - Mas se eu mesmo errei muitas vezes! Pensei que o mundo acabaria logo, pensei que não ia morrer sem ver chegar o Reino de Deus... E de Pedro, nem me fales. Esse vivia errado.

RAQUEL -  Mas a infalibilidade é um dogma revelado. Ou não?

JESUS - Revelado por quem?

RAQUEL -  Isso eu não saberia dizer.

JESUS - É o próprio Papa não erra quando diz que não erra?

RAQUEL -  Não, porque é infalível quando diz que é infalível.

JESUS - Essa piada eu ainda não tinha ouvido...

RAQUEL -  Está rindo do dogma?

JESUS - Estou rindo dos caniços agitados pelo vento que acham que são cedros do Líbano. Como é que um ser humano, que é pó e ao pó voltará, pode dizer que não erra?

RAQUEL -  Pois assim decidiram os bispos e cardeais exactamente em 18 de Julho de 1870.

JESUS -  E o que acontece a quem acha que estão errados os que disseram que não erram?

RAQUEL - Ficam fora da Igreja. E segundo a Igreja, fora da Igreja não há salvação.

JESUS -  A coisa é assim?

RAQUEL - Temos uma ligação… Alô?

PESQUISADOR -  Emissoras Latinas?... Estou escutando o programa com muito interesse. E me alegra saber que Jesus Cristo pensa igual a mim e ri dessas coisas. Querem saber de onde nasceram esses delírios de grandeza?

RAQUEL -  Claro, toda informação complementar é bem-vinda.

PESQUISADOR -  Vamos ver o que acham deste documento que vos vou ler. Não tem desperdício. Escutem bem: “Ninguém na terra pode julgar o Papa. A igreja romana não errou nunca e jamais errará até o final dos séculos. Só o Papa tem autoridade para depor os bispos, o imperador e os reis. Todos os príncipes deverão beijar-lhe os pés. Um Papa é santo pelos méritos de Pedro.”

JESUS -  Essa piada é ainda melhor! Pergunte-lhe de que boca saiu essa loucura.

RAQUEL -  Jesus Cristo quer saber quem disse o que o senhor acabou de ler.

PESQUISADOR -  É o famoso “Dictatus Papae”, do século onze, para que Jesus Cristo veja que, muito antes do dogma, os papas já acreditavam que eram infalíveis. Essa loucura, como Jesus Cristo disse e muito bem, foi escrita pelo Papa Gregório Sétimo.

JESUS - Meu amigo Pedro era fanfarrão, mas o cri-cri desse Gregório ganhou de todos.

RAQUEL -  Se o interpreto bem, Jesus Cristo, o senhor não crê na infalibilidade do Papa.

JESUS - Nem do papa nem de ninguém. Só Deus é Verdadeiro.

RAQUEL  -  Pois então… o único infalível que me sobra é o relógio. É hora de encerrar a transmissão. Raquel Pérez de Cafarnaum. 

Site Meter