segunda-feira, outubro 22, 2012

UM EXEMPLO A SEGUIR...

José Mujica, após a sua eleição para a Presidência da República do Uruguai, continua a viver na sua pequena casa nos arredores de Montevideu. Aufere um ordenado mensal de 12.500 dólares mas dá 9o% do que ganha ficando apenas 1.250 pois, diz ele, que muitos concidadãos vivem com menos. 

A mulher, a senadora Lúcia Topolansky, também dá parte do seu salário. Como transporte oficial utiliza um Chevrolet Corsa. Durante o Inverno a residência oficial servirá aos sem abrigo e mandou vender a residência de Verão para com o produto da venda construir uma escola agrária para jovens.

Trata-se do Presidente de um país da América Latina, continente com uma longa história de ditadores mas, tal como no melhor pano cai a nódoa, também o contrário é possível.

Entre nós, o sonso do nosso Presidente, depois de ter ganho, ele e a filha, 357.000 euros num negócio de compra e venda de acções no BPN, queixa-se publicamente que o dinheiro que ganha não lhe chega para as despesas e os deputados do Partido Socialista (podia ser outro...) têm como carro oficial Audis porque consideram o Renault Clio indigno das funções que exercem alegando que a democracia tem o seu preço.

Parabéns ao povo do Uruguai que elegeu este homem para seu Presidente. Pena ele não constituir exemplo a seguir para o nosso país porque seria um estímulo para ajudar a suportar as privações dos que são mais atingidos pela crise que aí está e que, infelizmente vai agravar-se.

Não é demais ouvir de novo o seu discurso que há uns tempos coloquei aqui no Memórias Futuras.

Site Meter