quarta-feira, novembro 21, 2012

Viriato, o nosso heróico Avô

VIRIATO
Nosso Avô

(3ª e última Parte)


Até obter êxito completo, a política de chão queimado e guerra total, a luta foi áspera e copiosa em vicissitudes. Anos a fio, com Viriato à testa dos montanheses, o Senado via a campanha colonial evoluir de mal a pior.

Já não mandava Pretores mas Cônsules, e com efectivos plenos. Um destes, foi Q.F.M. Serviliano, amassado de melhor barro que o dos capitães que vinham à Hispânia para enriquecer.

Foi ele o primeiro que encurralou Viriato nos esconderijos das serras. Mas, de preferência a transpor os umbrais dos castros mas eis que, num lance arrojadíssimo da táctica do retorno ofensivo, quando o Procônsul montava o assédio a uma dessas cidades que haviam praticado política dúplice: estarem simultaneamente bem com Deus e com o Diabo, rompe Viriato.

Os romanos ficaram a tal ponto fulminados pela surpresa que nem sequer esboçaram a tentativa de se defenderem. Iam se deixar trucidar engarrafados numa bolsa natural do terreno, quando o Procônsul se lembrou de mandar parlamentares ao inimigo. E sucedeu o milagre de todo imprevisto:

 - Viriato cedeu às vozes das sereias.

Os romanos transportaram o arraial para lugar onde, desde logo livres de perigo, ficavam ainda a coberto das fundas dos lusitanos. Que não obtivessem outros resultados aquele já excedia todas as expectativas.

Viriato mostrou-se moderado nas condições de paz que propôs e ambos os capitães assinaram de livre vontade.

Grosso modo, rachava-se a Hispânia de meio a meio: para aqui mandamos nós, para ali mandais vós. Estabelecia-se a liberdade de trânsito e de comércio de parte a parte; trocavam-se prisioneiros e reféns; consignava-se o respeito mútuo de pessoas e vidas… que nem a Carta do Atlântico dois milénios mais tarde!

Maravilham-se os entusiastas de Viriato como é que o experimentado capitão deixou escapar as feras da armadilha. As feras, bem entendido, eram os romanos, mestres na perfídia e na crueldade.

Mas era preciso ver a situação no concreto:

 - Viriato, batera sucessivamente os Pretores Vetúlio, Pláucio, Cláudio Unimano, C. Nigídio, fatigado o Cônsul Fábio Máximo, vencido o Ptretor Quíncio,  via-se agora a braços com o Procônsul  Serviliano e, no todavia, sempre mais e mais desembarcavam mais vagas de romanos, umas após outras.

Era uma fonte inesgotável vinda da Itália, da Gália, da Hispânia Ulterior, de todos os lugares do vasto e ignorado mundo. Só da Numídia tinham vindo recentemente 10 elefantes e 300 ginetes de guerra.

Nestas condições, a sua relutância em prosseguir a luta. O mais assizado era negociar, subscrever qualquer paz com os romanos quando eles se encontravam numa situação precária e em manifesta inferioridade.

Esta renúncia à carnificina, que os historiadores, pressurosos, censuram a Viriato, devia significar antes uma contemporização da sua inteligência, tão subtil como oportuna.

Aquela paz, foi no entanto, sol de pouca dura. O Senado recusou-se a referendar o tratado. Era sempre assim:

 - Quando os seus plenipotenciários negociavam instrumentos favoráveis aos interesses e à glória do Império eles eram idóneos, caso contrário eram desautorizados.

Rasgado, portanto, o tratado, foi enviado Quinto Servílio Cipião, com o respectivo exército. Ele era um homem de um bairro de Roma, do Coliseu, jogador, falsário e de gostos refinados.

Instalou-se entre o Douro e o Tejo Médio e os seus enviados apresentaram-se envoltos na proverbial pele de lobo e empunhando o ramo de oliveira.

 - Que condições pedis, para que seja celebrada a paz?

O romano exigiu a entrega dos maiorais… Era uma terrível exigência, mas sempre foi dura a lei do mais forte, e talvez significasse o prefácio de todas as rendições.

Submeteram-se. Servílio mandou executar uns e cortar a mão a outros. Astolpas, sogro de Viriato, que figurava no rol, preferiu logo acabar ali com a vida. Um guerreiro cortou-lhe a cabeça, se é que não foi ele próprio que se cravou numa lança.

 - Agora venham as armas – continuou o romano.

Entregar as armas, para além do mais era ignominioso.

Romperam-se as negociações e ao fim de um curto período de hostilidades, Viriato enviou ao Procônsul novos mensageiros a pedir tréguas. Eram celtibéricos da tribo do Urso, recentes aliados de Viriato e, por isso mesmo, tementes de represálias, uma vez vitoriosos os romanos. Gente venal.

Aliciados com promessas, quando regressaram ao arraial lusitano já tudo dormia.

Fácil foi, assim, entrarem na tenda onde o capitão dormia estirado por terra numa pele e matarem-no com uma cutilada.

Quando, no outro dia, os soldados fiéis, encontraram o cadáver compreenderam toda a insídia e traição.

Só havia que celebrar as exéquias. Armaram uma pira gigantesca de lenha e, içando o corpo ao alto, incineraram-no.

À volta, os guerreiros da tribo dançaram, jogaram as armas, imolaram os cativos.

Assim acabou o herói, não tardando que a Lusitânia o seguisse no passe fatal, riscada do número dos povos livres, crescendo à rédea solta de sua índole e natureza.

Site Meter