terça-feira, dezembro 11, 2012


ENTREVISTA FICCIONADA COM JESUS
 Nº 90 SOB O TEMA: “BÍBLIA E ECOLOGIA”



RAQUEL - Aquecimento global. Secas, furacões, inundações. O prognóstico para o nosso planeta não pode ser mais alarmante. Em poucos anos, metade da população do mundo não terá água para beber. Bons e calorosos dias, Jesus Cristo.

JESUS - Sim, Raquel, a verdade é que está fazendo mais calor aqui que no Mar Morto.

RAQUEL – No seu tempo, era mais fresco?

JESUS - Sim, muito mais. Minha terra foi sempre quente, mas não tanto quanto agora…

RAQUEL - Emissoras Latinas está hoje instalada junto às muralhas orientais de Jerusalém. No programa anterior e neste lugar tão simbólico, o senhor, Jesus Cristo, nos confessou-nos - ter-se equivocado há dois mil anos ao calcular quando seria o fim do mundo.

JESUS - Sim, um erro muito maior que o de nosso pai Isaac quando confundiu um filho por outro.

RAQUEL - A seguir, o senhor tirou toda a responsabilidade de Deus sobre os feitos que conduziram a essa hecatombe. E nos lançou um dramático apêlo para que nós mesmos, os humanos, evitemos esse fim. Fui fiel às suas palavras?

JESUS - Tu és uma jornalista fiel. Eu disse isso mesmo.

RAQUEL -  Pois bem, de ontem para hoje chegaram à nossa emissora mensagens de activistas ambientais de diferentes organizações. Ficaram entusiasmados com suas palavras e estão ansiosos para escutar de sua boca mais propostas ecológicas que lhes sirvam de inspiração em seus protestos. Escute o que dizem...

JOVEM -  Jesus Cristo, falo em nome de um grupo de jovens. Depois de escutá-lo, pensamos que o senhor é dos nossos… o senhor é verde, caramba! Por que não nos lembramos das suas palavras sobre as relações entre o ser humano e a Natureza?

RAQUEL -  O que diz a nosso jovem ouvinte?

JESUS -  Talvez o decepcione… Dir-lhe-ia que… eu não falei desse tema que ele menciona…

RAQUEL -  Nada?

JESUS -  Nada.

RAQUEL -  Um homem tão sensível aos lírios do campo e às aves do céu, um poeta do amor, vai nos dizer agora que o senhor não teve sensibilidade ambiental?

JESUS -  Não, não a tive. Preste atenção, Raquel, nem essa palavra que o jovem disse, “natureza”, eu nunca a usei.

RAQUEL -  E que palavra usava?

JESUS - Criação. Deus o Criador e o mundo sua criação. E o pior era que desde a primeira página das Escrituras, nos ensinavam aquilo: “Povoem a terra, a submetam. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu”.

RAQUEL - Como  numa guerra?

JESUS - Assim mesmo, como numa guerra. E por essas palavras, nos acreditávamos reis da criação, donos do mundo, arrogantes, com direito a maltratar a terra, os animais. Não compreendíamos que a Terra não nos pertencia, mas que éramos nós que pertencíamos a ela. Que devemos cuidar da Terra como se fosse uma mãe para nós.

RAQUEL - O senhor não teve, então, nenhuma consciência ecológica?

JESUS -  Não. Eu entendi o mundo como o entendíamos no meu tempo. A esse jovem que falou, eu lhe diria que não me pergunte. Que se inspire no que as ciências pregam das maravilhas de Deus.

RAQUEL -  Mas, então, a Bíblia…

JESUS - A Bíblia não ensina tudo. Deus não cabe em nenhum livro. Nem em todos os livros do mundo.

RAQUEL -  Senhor Jesus Cristo, o senhor fala da criação. Mas na actualidade falamos da evolução. Sabe a que me refiro?

JESUS - Não, não tenho ideia.

RAQUEL -  Criação ou evolução? Será o polémico tema de nossa próxima entrevista. Amigas, amigos, não percam nossa sintonia e nos esperem amanhã nesta mesma hora. Das muralhas orientais de Jerusalém, Raquel Pérez, enviada especial.

Site Meter