segunda-feira, dezembro 31, 2012

Abre-se a oportunidade para Gabriela à frente do Restaurante...

GABRIELA
CRAVO
E
CANELA

Episódio Nº 177

Na papelaria Modelo, João Fulgêncio e Nhô Galo desfilavam hipóteses. O cozinheiro pelos jeitos e olhares lançados a torto e a direito, era decididamente invertido. Tratar-se-ia de um crime torpe? Andava rondando Chico Moleza. O Delegado interrogou o jovem garçon que se danou:

 - Gosto é de mulher!... não sei nada desse chibungo. Outro dia quase lhe meto o braço, ele se fez de besta. Quem sabe talvez tivesse sido vítima de gatunos, Ilhéus hospedava numerosos malandros, vigaristas, batedores de carteira, gente pouco recomendável fugida da Baía e de outras praças.

Substituíam agora os jagunços na paisagem humana da cidade. O Delegado e os soldados bateram o porto, o Unhão, a Conquista, o Pontal, a ilha das Cobras. Nacib mobilizou seus amigos: Nhô –Galo, o sapateiro Filipe, Josué,, os garçons, vários fregueses. Reviraram Ilhéus, sem resultado.

João Fulgêncio concluía pela fuga:

 - Minha teoria é que o respeitável chibungo fez as malas e arribou por conta própria. Bateu as asas. Não sendo Ilhéus terra dada a esses requintes de bunda, bastando para o pouco gasto, Machadinho e Miss Pirangi sentiu-se ele desolado e mudou-se. Fez bem, aliás, livrou-nos em tempo de sua asquerosa presença.

Mas em que viajou? Não saíu navio ontem. Hoje é que tem o Canavieiras… - duvidava Nhô-Galo.

 - De marinete, de trem…

Nem de trem, nem de marinete, nem a cavalo, nem a pé. O Delegado garantia. Por volta de quatro horas, o negrinho Tuísca apareceu excitado com uma pista. De todos os Sherlocks revelados naquele dia, foi o0 único a trazer algo de concreto.

Um sujeito gordote e elegante – e bem podia ser o tal cozinheiro pois usava bigodes de ponta e rebolava as nádegas – fora visto tarde da noite por uma rameira da mais baixa extracção. Ela vinha do Bate-Fundo e enxergara, para os lados dos armazéns do porto, o sujeito levado por três tipos suspeitos.

Tudo isso contara a Tuísca, mas, ante a polícia, foi muito menos concreta. Parecera-lhe ter visto, não tinha certeza, havia bebido, não sabia quem eram os homens, ouvira falar.

Em realidade reconhecera perfeitamente seu Nilo, o negro Terêncio e o chefe dos dois, cujo nome não sabia mas por quem suspiravam ela e todas as quengas do Bate – Fundo. Um perigoso na capoeira vindo da Baía. Com fama de mau.

Sua secreta impressão, a estremecer-lhe o peito, era estar o tal cozinheiro no fundo das águas do porto. Nada disso contou à polícia, já arrependida de ter falado do caso a Tuísca. Ninguém se lembrou de procurar na casa de Dora, onde Fernand começara por chorar e terminara por ajudar na costura, já que as auxiliares tinham sido dispensadas de virem naquele dia.

Completamente conformado em viajar à tarde, na terceira classe do Baiano, vestido com blusa marinheira, pois no mesmo navio ia Sete Voltas. Dora prometera-lhe despachar-lhe a bagagem directamente para o Rio.

Assim, quando no fim da tarde, João Fulgêncio apareceu no bar em polvorosa, encontrou Nacib na maior das desilusões. Como inaugurar o restaurante no dia seguinte?

Site Meter