domingo, janeiro 13, 2013

A Filipa com o seu "ar de mãe".
HOJE É
DOMINGO

(Na Minha cidade de Santarém)

A Filipa vai ter uma mana e eu vou ter mais uma neta do coração. Já a conheço da ecografia, rosadinha e bolachuda, olhos fechadinhos à espera do mundo ou o mundo esperando por ela.

Conhecemo-las antes de nascerem, se é que alguma vez as chegaremos a conhecer e tememos por elas quando a vida é cada vez mais um desafio arriscado. A Filipa, e agora a Matilde repuseram o saldo demográfico. Estatisticamente parece que ainda falta 0,1 mas quem liga a esses pormenores… não se pode fazer 0,1 de uma criança.

A Filipa fala pouco da irmã, mais numa de guardar silêncio, na expectativa. Criada durante sete anos como filha única, menina de todas as atenções e de mais que houvessem, perspicaz, já intuiu que o seu espaço vai ter que ser partilhado e, para já, percebe-se que não quer falar nisso como seria natural relativamente a um facto tão importante que se avizinha.

Não antecipa palpites, aguarda o desenrolar dos acontecimentos. Em silêncio, reserva-se para liderar mais uma situação porque nasceu com essa característica: no Jardim-Escola, aos três anos, chamavam-lhe “a crescida”, na Escola, três anos depois, chamam-lhe “a mãe”.

A Matilde é a incógnita total que irá começar a revelar-se quando, a partir de terça-feira, a mãe regressar a casa com ela ao colo.

 A observação de uma vida que se dá a conhecer é um espectáculo que às vezes escapa entre os cuidados, trabalhos, preocupações e o cansaço do dia a dia dos pais e adultos. Na minha qualidade de avô do coração, reformado, disponível, em condições privilegiadas, preparo-me para “tirar a limpo” a confirmação das minhas suspeitas de que a Filipa com a sua irmã Matilde irá estar nas suas «sete quintas»…"a liderar os acontecimentos"...

Ontem, antes de regressar a casa com a mãe, sentou-se ao seu computador, abriu uma página no Word e pela primeira vez, de sua iniciativa, escreveu ipsis verbis o seguinte:


OS PIRATAS DAS CARAÍBAS POR ESTRANHAS MARÉS

EU, FILIPA, NO DIA 25-12-2012 VI OS PIRATAS DAS CARAIBAS NA TELEVISÃO NA SIC OU NA TVI, HAVIA LÁ SEREIAS QUE PARECIAM BOAS, MAS ERAM MÁS, UM PARCEIRO DO PIRATA APANHOU UMA E ESPETOU UMA ESPADA NA CAUDA DELA, PUZERAM-NA NUMA CAIXA COM ÁGUA, DEIXARAM-NA CAIR E ABRIU-SE ELA SAÍU LÁ DE DENTRO E FICOU COM PERNAS MAS COMO ELA NÃO CONSEGUIU O HOMEM LEVOU-A AO COLO, AO HOMEM DERAM-LHE UM TIRO MAS ELE SOBREVIVEU E A ELA PUSERAM-A EM ÁGUA E ELA VOLTOU A SER SEREIA E NO FINAL DO FILME ELE FOI LÁ AO PÉ DELA ELES BEIJARAM-SE

ASSINATURA: FILIPA


Para a Matilde, que está aí a chegar, toda a sorte do mundo, para a Filipa, que seja a irmã responsável, sensível, amiga e protectora… como eu espero que virá a ser.
                                                                        Avô Quim

Site Meter