segunda-feira, janeiro 28, 2013

Agora jantemos juntos....
O PAÍS
DO
CARNAVAL


Episódio nº 7




Paulo Rigger ficou a olhar o deputado, na rua, a cumprimentar para os lados numa pose de dono do mundo e da felicidade.

José Augusto explicava:

 - Aquilo era um imbecil… Fazia política porque casara com a filha de um sujeito de grande influência. Era apenas o genro do senhor Fulano. Em paga disso deixava a mulher fazer o que bem entendesse… E ela não valia nada. Uma falta de vergonha.

 - Os deputados são todos assim?

 - Todos. Uma corja. Uns ladrões… Não têm o verdadeiro patriotismo. É um “venha a mim” horrível. O que o Brasil precisa é de uma revolução. Fui sempre revolucionário. A revolução cortaria a cabeça a um grande número de políticos, pagaria a dívida externa e o país entraria no caminho da prosperidade…

 - Mas, ao que me parece, os políticos da oposição são iguais a estes.

 - Psiu! São iguais! Mas eu já sei quem será Ministro do Exterior: um velho amigo meu… E eu terei, com certeza, uma Legação. Ah, terei! Revolução, Revolução… Leu o discurso do líder oposicionista, hoje, nos jornais? “Ainda há brasileiros que sabem morrer pela liberdade da Pátria”. Parece até Rui… Eu sou destes brasileiros…

 - Pois eu acho tolo morrer pela liberdade… Tolíssimo…

 - É que o senhor não é patriota… Morrer pela Pátria e pela… Legação.

Riu cinicamente. Paulo Rigger riu também, murmurando:

 - Egoísmos, deus do mundo, deus do mundo…

Garotos passavam, apregoando os jornais da tarde: … “Diário”, “A Noite”, olha o “Globo”. “O discurso do deputado Francisco Ribeiro. A campanha presidencial. O Carnaval que vem aí… O Carnaval… Noite…”

Na rua a multidão acotovelava-se numa grande alegria. Entulhava as casas de negócios comprando fazendas e enfeites. Era o Carnaval que se aproximava.

Rigger disse:

 - O Brasil é o País do Carnaval.

José Augusto acrescentou:

 - E dos grandes homens! E dos grandes homens…

Sorriu patrioticamente, pagou a despesa e despediu-se para ir dar ao deputado Francisco Ribeiro, que passava na ocasião, os seus parabéns pelo “notável discurso”.

 - País dos grandes homens… dos grandes homens… e do Carnaval…

No hall do hotel, Paulo Rigger teve uma surpresa. Julie lá estava, lendo uma revista. Quis passar rápido sem cumprimentar mas ela o viu. Chamou-o.

 - Estou muito zangada com você…

 - Estive doente. Passei mal a noite… Não foi por isso. Desculpe-me.

 - Desculpo-o, mas aviso-lhe que não acredito. Agora jantemos juntos… 

Site Meter