quinta-feira, maio 30, 2013

Baiana com bilha à cabeça
JUBIABÁ

Episódio Nº 29



António Balduíno quase não a conheceu. Estava magra e ossuda, os olhos pulados para fora do rosto que andava chupado.

Beijou a mão da velha que o olhou com ar indiferente.

 - Titia, sou Balduíno…

 - Sabe uma coisa: os moleques querem roubar o meu mingau. Você veio para roubar, não foi? – foi-se enfurecendo.

Mas sorriu logo e continuou sua cantiga:

“eu não vou mais
nunca mais…
nunca mais…”

Jubiabá o levou de volta. Balduíno ainda ficou espiando o casarão lúgubre que parecia cadeia. No bonde Jubiabá perguntou se ainda tinha a figa que lhe dera. António Balduíno puxou de dentro de dentro do pescoço e mostrou.

 - Tá bem, meu filho. Guarde sempre. Dá sorte…

Antes de saltar deu dez tostões a Balduíno.

Só voltou ao hospício uma vez. Foi novamente com Jubiabá para acompanhar o enterro da velha Luísa. Diante do caixão, pobre e negro, encontrou quase todos os conhecidos do morro.

Novamente foram todos muito bons para ele e lhe deram abraços. Algumas pessoas choravam. Foram assim até ao cemitério onde deram uma pá para Balduíno atirar terra em cima do corpo.

Depois o corpo da velha ficou lá, e só António Balduíno guardou com amor a sua lembrança no seu pequeno coração que já estava tão cheio de ódio…

 Foi no dia do enterro da velha Luísa que Jubiabá, para distraí-lo, lhe contou, na volta do cemitério, a história de Zumbi dos Palmares.

 - O nome daquela rua é Zumbi dos Palmares, não é?

 - É, sim senhor…

 - Você não sabe quem foi Zumbi’

 - Eu não – Balduíno vinha triste pensando mais uma vez em fugir e de princípio prestou pouca atenção à história, apesar de ser Jubiabá quem estava contando:

 - Isso foi à um mundão de tempo… No tempo da escravidão do negro…

Zumbi dos Palmares era um negro escravo. Negro escravo apanhava muito… Zumbi também apanhava. Mas lá na terra onde ele tinha nascido ele não apanhava. Porque lá negro não era escravo, negro era livre, negro vivia no mato trabalhando e dançando.

  - E porque vinham para cá? – Balduíno já estava interessado.


- Os brancos iam lá buscar negro. Enganavam negro que era tolo, que nunca tinham visto branco e não sabia da maldade dele. Branco não tinha mais olho da piedade. Branco só queria dinheiro e pagava negro pra ser escravo. Trazia negro e dava em negro com chicote. Foi assim com Zumbi dos Palmares. 

Site Meter