terça-feira, maio 07, 2013


O acto da confissão
na Religião Católica



Rafael Martinez Árias  é um cristão que de há muito deixou de confessar-se. Participa de um Programa que contribui com dados históricos para se entender como “nasceu” este “sacramento” que nada tem, na sua origem, da mensagem libertadora de Jesus Cristo e hoje é uma prática obsoleta para muitos cristãos em todo o mundo que ele explica:

 - Nas suas origens tudo começava com as águas do baptismo que dava lugar a uma nova vida em que se estava “limpa” do pecado e esta “limpeza” era entendida pelas primeiras comunidades cristãs como uma conversão, uma “mudança de vida”.

 É a partir do século III que o sacramento da penitência por pecados cometidos se começa a organizar e a praticar com regularidade.

A confissão obrigatória é uma invenção da estrutura da Igreja para, como é óbvio, saber segredos que conferiam a quem os soubesse uma autoridade especial, ou seja, mais uma forma de controle de poder.

Durante séculos, quem perdoava os pecados eram os Bispos e a penitência só se fazia por pecados graves sendo que, o penitente, devia vestir-se com algum sinal que o distinguisse dos outros de forma a que todos soubessem que ele se reconhecia como pecador.


 Os Livros Litúrgicos dizem como ela devia ser praticada podendo levar dias, semanas ou meses.

A penitência “privada”, a que chamamos de confissão, tem o seu início no Sec. VI, por influência dos monges irlandeses.

O Confessionário, aquele móvel que ainda hoje se usa, principalmente nas Igrejas antigas, aparece pela primeira vez no Concílio de Trento (1542-1562). Até então, a situação do acto da confissão tinha-se degradado completamente chegando-se ao ponto de os sacerdotes sentarem as penitentes nos seus joelhos.

De acordo com documentos arquivados é descrito um delito que consistia no sacerdote pedir, durante a confissão, que o ou a penitente realizasse “actos torpes e desonestos com ele ou terceiras pessoas”.

O aparecimento do confessionário procurou pôr cobro a uma situação em que a confissão tinha por base um amor clandestino entre o confessor e o/a penitente. Percebeu-se, que sem uma separação estrita entre ambos o assédio sexual e as práticas sexuais não acabariam.

 Decidiu-se, por isso, pelo móvel do confessionário que deveria estar instalado em local iluminado, bem visível, e que não teria portas ou cortinas entre o confessor e o penitente, apenas uma grelha cujos orifícios deveriam ser tão pequenos que não permitissem introduzir os dedos para realizar “carícias eróticas”.

No Século XVI, a Reforma Protestante recusou a Confissão ao proclamar que não é necessário nenhum intermediário entre os homens e Deus.

Site Meter