segunda-feira, junho 17, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 44


 - E você não fez nada?

 - Eles são uns cinquenta e eu um só…

E o Gordo contou:

 - Eu cheguei lá eles estava tudo se rindo, gozando a carreira de Belo… Foram logo me xingando, me chamando de porco.

Lá vem o porco, era o que eles gritavam…

- Ora, que vantagem… - disse Filipe – Eles xingaram minha mãe…

 - Mas eu não me importei… Fui chegando e quis falar. Eles nem deram tempo. Me pegaram, eu dizia que era de paz…Me deixaram desse jeito…são mais de vinte…

 - Tá bem. Eles querem brigar, vamos brigar e é agora mesmo…

Se levantaram e iam alegres, apertando os canivetes, conversando sobre coisas as mais diversas.

Os moleques que estavam no Terreiro desapareceram para muito longe, depois da briga, se separaram com certeza, ficaram malandreando avulsamente, mas a verdade é que nunca mais apareceram em grupo.

O grupo de António Balduíno voltou radiante, menos o Gordo que não conseguira encontrar o santo que o padre Silvino lhe dera.

O Gordo era muito religioso.


Foi por isso que o Gordo se benzeu e ficou todo tremendo naquele dia em que António Balduíno viu Lindinalva. Nesse dia ele percebeu tudo e, se bem não dissesse nada a António Balduíno, se sentiu ainda mais ligado ao negro.

Eles estavam na rua Chile quando viram um casal. Se prepararam em fila, o Gordo na frente, e se dirigiram para o casal, que parecia de namorados. E casal de namorados dá sempre esmolas.

O Gordo botou as mãos nos peitos e foi logo cantando:

…”“Esmola para 7 ceguinhos

Cercaram o casal. Mas quando António Balduíno olhou, viu que era Lindinalva e um rapaz de anel vermelho no dedo. Um jazz tocava blues numa confeitaria.

Lindinalva também enxergou António Balduíno e se apertou no peito do namorado com um gesto de medo e de nojo. O Gordo cantava, ninguém percebia a cena. António Balduíno gritou:

 - Pare com isso… Vamos embora!

Saiu correndo… Ficaram mudos de espanto. Lindinalva tinha os olhos fechados. O rapaz perguntou:

 - O que foi querida?

Ela mentiu:

 - Que coisa horrorosa esses meninos…

O rapaz então riu, superior:

 - Você é uma medrosa, querida…

Jogou um níquel para os garotos. Mas eles já estavam longe, cercando António Balduíno que escondia o rosto nas mãos.

Viriato, o Anão, perguntou:

 - O que é Baldo?  

Site Meter