segunda-feira, agosto 26, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 94

 - Não faz mal… Mesmo velha serve…

António Balduíno se levantou em cima do braço:

 - Eu estou maginando aqui dentro – batia na cabeça – que vocês são todos uns bestas… o Gordo tem uma avó, é mesmo…

E o Gordo tem um anjo da guarda… O Gordo tem coisa que ninguém tem… o Gordo é bom, vocês não sabe…

O gordo se atrapalhava. Os homens estavam calados e a moça olhava agora com espanto.

 - O Gordo é bom, a gente é ruim… O Gordo…

Ficou olhando as plantações de fumo que se perdiam de vista.

Ricardo murmurou:

 - Mesmo velha eu comia…

Mas a mulher, antes de entrar na sua casa, chegou para perto do Gordo e pediu:

 - Você reza pra mim? Reze pró anjo fazer António arranjar uns cobres pra gente ir prás fazendas de cacau – Olhou as folhas de fumo – Lá tem dinheiro de fazer medo…

Ricardo disse:

- Esse ano o trabalho está pesado… A safra é grande e seu Zéquinha não bota mais gente… Nem sei como botou vocês dois…

 - A gente tava quase morta de fome em cachoeira

 - Esse ano o trabalho está pesado… A safra é grande e seu Zèquinha não bota mais gente… Nem sei como botou vocês dois…

 - A gente tava quase morta de fome em cachoeira… Por isso a gente veio…

 - Para ganhar dez tões por dia…

Um jumento zurrou no campo. António Balduíno disse pró velho que vinha de casa, comendo:

- Cumprimenta teu pai, velho, que está reclamando…

 - E tu não pede a bênção a teu avô? Olha que eu conheci tua mãe…

Riram. António Balduíno baixou a voz:

 - Deixe lá que sinhá Totonha é um pedaço…

- Se neta com ela pra ver… António tem quatro morte no costado… Ele não brinca nem erra fogo…

- Eu sei é que tou seco… Dois meses sem mulher…

O velho riu. Ricardo olhou com raiva:

 - Você ri porque é casado… Tem mulher… Pode ser um couro mas é mulher… E eu que já faz quase um ano que não vejo uma égua na cama…

 - Tou rindo não é disso, não. Quando eu vim para estas bandas colher fumo já era assim. Eu passei uma dureta… Até que peguei a Celeste que vivia aí quase menina… Hoje tá um couro mas naquele tempo era uma tentação...

Site Meter