sábado, agosto 31, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 99



Uma vela estava colocada perto da cabeça da defunta e despenhava a sua luz baça sobre o rosto parado, ainda torcido numa expressão de sofrimento. E aqueles olhos parados pareciam olhar fixamente os homens e as mulheres, que agora estavam todos nos bancos e cochichavam.

Uma garrafa de cachaça passou de mão em mão. Bebiam pelo gargalo em grandes tragos. Dois homens saíram para fumar lá fora.

quinha chegou e passou a mão na cabeça de Arminda. Então começaram as orações puxadas pelo Gordo:


                        «Senhor, tomai essa alma»


Os presentes respondiam em coro:


                         «Orai por ela»

António Balduíno levantou os olhos e espiou Arminda. Ela chorava do outro lado da sala. Mas o rosto inchado da defunta impede que ele a veja direito.

Também o negro Filomeno olha para a órfã. António Balduíno bem vê que os olhos do negro estão pousados nos seios de Arminda que sobem e descem com os soluços que lhe sacodem o colo. E António Balduíno teve raiva. Murmura para o vizinho.

 - O miserável do negro nem respeita os mortos…

Mas ele também olha os seios que se movimentam debaixo do vestido. De repente, o negro Filomeno desvia o olhar e espia as pessoas que estão na sala. Ele está com medo, todos estão vendo.

De que será que o negro Filomeno tem medo, pensa António Balduíno? E olha quase risonho o decote do vestido de Arminda.

A luz do fifó bate em cima do começo dos seios. E quer entrar…

Sim, a luz do fifó quer entrar pelos seios de Arminda como uma mão. Lá está ela tentando… António Balduíno segue a cena com os olhos brilhantes.

Afinal parece que a luz conseguiu entrar pelo decote. Naturalmente agora está amassando os seios que sobem e descem. António Balduíno sorri e quase murmura:

 - Conseguiu, a peste…

Mas agora ele também retira o olhar e está tremendo. Pois não é que a morta fixou nele os olhos parados com uma expressão de ódio?

António Balduíno olha o chão, espia as mãos grossas, mas sente que o olhar raivoso da defunta o acompanha. Pensa:

 - Por que o diabo desta velha não toma tento com o peste do Filomeno que quer comer a filha dela?

Se recorda que ele também tem más intenções e foge do olhar da velha. Olha para o Gordo cuja boca se abre e se fecha cantando as rezas dos defuntos.

 Quer ver se pensa numa mosca entrando na boca do Gordo. Mas a morta está olhando para ele e Filomeno está espiando os seios de Arminda.


Site Meter