domingo, agosto 04, 2013

Largo do Seminário ou do Marquês Sá da Bandeira
Hoje é Domingo
(Na Minha Cidade de Santarém)



Finalmente, depois de um muito atribulado mês político de Julho, chegou o Agosto, o tradicional e verdadeiro mês de férias, dos emigrantes, dos políticos e dos "chefes-zinhos" da Administração Pública que, por uma questão de estatuto e de classe (a dos chefes), escolhiam este mês para se demarcarem dos subalternos e conviverem, hipocritamente, uns com os outros. Lembro-me, há muitos anos, um novo rico, provavelmente da "caliça", com ataques de snobismo, que nas férias, escrevia um postal de Nice a encomendar um saco de carvão. Pelo menos era assim…

Mas o Agosto era um mês especial porque quando os chefes estão de férias os subalternos também não trabalham ou trabalham menos. Toda a gente, de certa maneira, entra de férias…o país quase que parava. Bem vistas as coisas era burrice escolher-se aquele mês para ir de férias a não ser que se fosse chefe, claro. Quem ficava ao serviço em Agosto tinha dois meses de férias…um deles mesmo longe das praias que, de resto, nos restantes meses do Verão eram bem mais agradáveis e com menos bichas (eu continuo a dizer bichas) …

As aldeias do interior voltam agora a encher-se de gente, emigrantes, com direito a entrevista de televisão à chegada à fronteira (esperam-se 25.000 automóveis em dois dias). As festas e romarias fazem ainda com que esses dias sonhados passem mais depressa... e que precisados estamos de um pouco de alegria num país triste e descrente.

Mas, quem pode ir de férias? Os desempregados? Os do subsídio de desemprego? Os trabalhadores do salário mínimo? Os pensionistas e reformados dos 600 euros, aqueles que o governo garante que não vão sofrer cortes?...

Mas vamos pensar nos outros, no que resta da classe média, empregados e pensionistas. Com que estado de espírito vão eles de férias, já a bailar-lhes na cabeça os cortes que vão sofrer para equilibrar o Orçamento para o próximo ano dentro dos deficits impostos pela troika? Será que em 2014, muitos dos que foram este ano ainda poderão ir de férias?

As respostas dadas pelos portugueses às perguntas das sondagens feitas na semana revelam bem o seu estado de espírito, cada vez mais distante dos partidos e dos políticos, convencidos de que nenhum cidadão, verdadeiramente honesto, isento e competente, virá um dia a alcançar o poder para defender os seus interesses.

Parece que Portugal pertence a um grupo de cerca de 200 pessoas que rodam entre si os lugares onde se tomam as decisões, na Banca Pública (CGD e Banco de Portugal – a mais privilegiadas das subcastas onde um par de anos de gestão dá direito a uma reforma milionária para o resto da vida), a Banca Privada, as Empresas Públicas, Grandes Escritórios de Advogados, onde se traficam influências, o Governo e em escala menor nas Autarquias.

Saiu agora um livro da autoria de Gustavo Sampaio, denominado “Os Privilegiados”. O autor é jornalista e pós graduado em Direitos Humanos e Ciência Política e que trata, exactamente, desse “Clube” de pessoas, as tais cerca de 200, que dominam o país porque, de facto, são donas dele.

Algumas devem esse poder a mérito pessoal com a ajuda de uma rede de contactos e influências que está sempre presente mas, muitos outros, chegaram onde estão à custa dos piores métodos de selecção abrindo caminho à custa do Estado, fazendo negócios com o Estado, sob a protecção do Estado, em suma, roubando o Estado.

No seu livro, Gustavo Sampaio, compila minuciosamente as actividades públicas destes senhores e senhoras.

Miguel Sousa Tavares, que esta semana nos fala do livro no seu artigo do Expresso, refere mesmo que os dados mencionados nos mostram à evidência que nada acontece por acaso:

“Há, de facto, uma mão invisível que tece uma programada rede de interesses cruzados entre a política, as empresas públicas e os grandes negócios privados, cujo resultado mais evidente é roubar os portugueses, roubando o Estado.

Se os contratos das PPP são ruinosos para o erário público e de lucro garantido para os privados; se os dos “swaps” custam a acreditar que tenham sido feitos de tão escandalosos que são; se pagamos rendas excessivas nas estradas, na energia, nas comunicações; se se privatizam empresas indispensáveis e rentáveis como a EDP, a TAP, os CTT enquanto outras, geridas pela nata dos nossos gestores públicos, acumulam prejuízos sem fim; se à luz do dia acontecem os BPN, BPP, ou BANIF e os seus responsáveis são sempre recicláveis como governantes ou gestores públicos; se se lançam gigantescas obras públicas desnecessárias a benefício exclusivo da banca e das grandes construtoras; se as prometidas contrapartidas da aquisição de material militar nunca são cumpridas; se os contratos assinados pelo Estado nunca o defendem e se não ganha nenhuma decisão nas arbitragens, nada disto acontece por acaso, por azar ou por sistemática incompetência.

Podemos, por cansaço ou depressão, deixarmos-nos iludir de vez em quando; podemos indignar-nos apenas caso a caso, não querendo ver as coisas como um todo, mas leiam o livro: ele desfaz as ilusões que ainda pudéssemos ter."

Esta situação no país faz-me lembrar Al Capone que teria dito:

 - "Não entendo quem escolhe o caminho do crime quando há tantas maneiras legais de ser desonesto." 

Quem nos protege desta gente?... Como irá acabar isto? Que espécie de resposta poderemos dar?

Passos Coelho ou Seguro, nesta tragédia nacional, não passam de simples figurantes…

Site Meter