sexta-feira, agosto 02, 2013

ATUNS

Painel de azulejos da pesca do cerco ao atum ao largo da costa do Algarve. O atum dirigia-se do Atlântico para o Mar  Mediterrâneo até ao mar Negro. Peixe poderoso, grande predador, pode nadar até 170 km por dia. A sua carne tem um tom rosa, em vez de branco, por causa do seu peculiar sistema vascular e é um dos peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro. Na costa de Moçambique, pesquei à linha atuns a que chamam de "bonitos". Os cardumes deste peixe reúnem animais todos da mesma geração. Neste caso, todos eles tinham 7,5 Kg mas pareciam verdadeiros "touros" dentro de água. Trazê-los para dentro do barco não era uma tarefa fácil...

 Em 2002 foram apanhadas mais de seis milhões de toneladas de atuns e espécies afins. Mais recentemente, com o desenvolvimento dos movimentos ambientalistas, foram levantados problemas diferentes: apesar das pescarias de atum serem bastante específicas, verificou-se que - principalmente alguns tipos de pesca, como a pesca com rede-de-cerco e mesmo a de palangre - se capturam algumas espécies indesejadas ou mesmo protegidas, como as tartarugas marinhas e os golfinhos.

Por essa razão, os consumidores (principalmente nos Estados Unidos da América do Norte, mas com tendência também de se popularizar na União Europeia) são aconselhados a não adquirirem atum que não seja "certificado" como proveniente duma "pescaria responsável" ou "que protege a biodiversidade" - "dolphin-free tuna". O Aquário de Monterey, na Califórnia publica inclusivamente uma página de aconselhamento aos consumidores. 

Painel de azulejos na Capitania  do Porto de Vila Real de Santo António

Site Meter