sexta-feira, agosto 02, 2013

Mas também perdi tudo...
JUBIABÁ

Episódio Nº 74


Naquela noite fria da sua derrota, como não quisesse ir beber na “Lanterna dos Afogados”, foi para o “Bar Baía”.

Sentou numa mesa dos fundos com o Gordo e bebia silenciosamente quando um homem veio para eles e pediu que pagassem um trago. Balduíno olhou:

- Eu conheço este sujeito… não sei de onde mas conheço…

O homem tinha os olhos vidrados e passava a língua nos beiços:

 - Um mata-bicho… paga camarada…

Foi quando António Balduíno viu o talho que ele tinha no rosto:

 - Aquilo é obra minha…

Ficou pensando, bateu a mão na testa:

  - Você não é Osório?

O Gordo acrescentou:

 - Um que era soldado…

 - É, já fui sargento…

Puxou uma cadeira e sentou:

 - Já fui sargento… - passava a língua nos beiços. – Um mata-bicho…

Balduíno ria. O Gordo tinha pena.

 - Depois veio uma mulher, uma mulher, ouviu? Bonita… Chi! Bonita… Só vendo… Era minha noiva, ouviu… Eu tava esperando ser cabo…

Mas você não era sargento?

 - É isso mesmo: nem me lembro, eu acho que tava esperando ser capitão. O capitão tinha me prometido… O capitão…

Me dá outro mata-bicho? Menino me traz outro mata-bicho que é o menino aqui quem paga… marcámos o casório… Ia ser um festão… Ela era bonita… Bonita… Mas foi com outro…

 - E esse talho?

 - Ah! Foi o tal… Mas eu deixei ele com as tripas de fora… Ela era uma beleza… Beleza…

 - Era sim…

 - Você conheceu ela?

 - Você não se lembra?

Beberam até ao fim da noite e saíram abraçados, muito amigos, dando gargalhadas, esquecidos de Maria dos Reis e de que tinham sido soldado e boxeur.

De repente o homem disse:

 - Você era o tal…

E se afastou de António Balduíno.

 - Mas também perdi tudo…

Se abraçaram de novo e foram cambaleando pela rua:

 - Ela era uma lindeza…


António Balduíno confundia a negra Maria dos Reis com a branca Lindinalva.

Site Meter