quinta-feira, agosto 01, 2013

Nunca mais voltou ao tablado....
JUBIABÁ

Episódio Nº 73


- Dou os outros cinquenta depois…

 - Assim não…

 - Não tenho agora, é sério…

 - Se quiser é agora…

Recebeu os cinquenta que faltavam e foi para a mesa do Gordo. Quando o empresário saíu, António Balduíno riu até ficar com a barriga doendo.

No dia seguinte, depois da luta e da sensacional derrota do campeão carioca, o empresário veio procurar António Balduíno na “Lanterna dos Afogados”. Vinha com uma cara dos diabos:

 - Você é um tratante…

António Balduíno ria.

 - Eu quero o meu dinheiro…

- Quem rouba ladrão tem cem anos de perdão…

 - Vou aos jornais, vou à polícia…

 - Vá…

- Você é um ladrão… Um ladrão…

António Balduíno botou também o empresário no chão. O pessoal do botequim que não esperava esta luta aplaudia.

 - Ele quis me comprar, gente… Me deu cem mil réis para eu perder para aquele raquítico… Eu disse que perdia… Engoli o dinheiro dele e derrubei o homem dele hoje… É pra ele não querer comprar homem… Eu só me vendo por amizade, gente…

Agora vamos beber o dinheiro dele…

A “Lanterna dos Afogados” ria. António Balduíno saíu e foi levar para a Zefa, uma cabrocha que viera do Maranhão e trouxera um beijo da dos Reis para o amante (em vez de um dera muitos), o colar de contas vermelhas que comprara naquele dia com o dinheiro do empresário do campeão carioca.

Luigi falava seriamente em ir para o Rio.


Sua carreira de boxeur terminou no dia em que Lindinalva ficou noiva. Nos jornais que anunciavam a sua luta com o peruano Miguéis, António Balduíno leu a notícia do noivado de “Lindinalva Pereira, filha do capitalista comendador Pereira, desta praça, com o jovem advogado Gustavo Barreiras, rebento glorioso de uma das mais ilustres famílias baianas, poeta de versos rutilantes, orador primoroso.

Tomou um porre mãe, foi derrotado no terceiro round porque já não podia lutar, apenas recebia os socos que Miguez, o peruano, lhe aplicava.


Correu que ele estava comprado. Ele não explicou a ninguém o seu fracasso. Nem a Luigi que chorava nessa noite, arrancando os cabelos e praguejando, nem ao Gordo que olhava com aqueles olhos de quem espera sempre uma desgraça:

 -  Nunca mais voltou ao tablado.

Site Meter