sábado, setembro 21, 2013

António Balduíno está de regresso à Baía... à boleia.
JUBIABÁ

Episódio Nº 117

CIRCO


O encontro com Luigi foi inteiramente casual. António Balduíno passara o resto da noite vagando pela cidade. O ex – soldado tomara logo a estrada para Lapa, o velho tinha onde ficar e a mulher foi procurar uma amiga.

Pela manhã António Balduíno tratou de arranjar um caminhão que o levasse à Baía, de graça. Chegou para perto de um que carregava e foi dizendo ao chofer como quem não queria nada:

 - Vai pra Baía, mano?

 - Vou sim – respondeu o chofer que era um mulato esguio e sorridente – Quer mandar uma encomenda?

 - Quero é mandar esse negro que está aqui – e batia no peito rindo…

 - Chi! Que a Baía está danada de boa agora com as festas, rapaz…

António Balduíno acocorou-se junto do chofer, aceitou o cigarro.

 - Eu ando com uma saudade, mano… Faz quase um ano que vim embora…

O chofer cantou:

«A Baía é boa terra,
ela lá e eu aqui…»

Não diga… A Baía é boa mesmo… Tou seco pra voltar…

 - Quer ir hoje no caminhão? Eu vou depois da bóia…

 - Mas é que eu estou limpo, rapaz…

 - As mulheres gastou as economias… - riu o chofer.

 - Quem sabe? – E Balduíno piscou o olho.

 - Não tem nada… eu estou sem ajudante… Você vai no lugar dele…

 - Tá certo…

 - Se eu tiver de fazer força você ajuda…

 - Que hora sai mesmo?

 - Depois da bóia… Uma hora, hora e meia…

 - Então até já…

 - Para onde vai?

 - Vou ver uns amigos…

 - Uma hora aqui

 - Tá certo…

António Balduíno ficou passeando pela cidade. Não tinha nenhum amigo na cidade mas não queria que o chofer soubesse que ele não ia almoçar.

Site Meter