sexta-feira, setembro 20, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 116


Com o apito do trem que parte o velho acordou:

 - Tem gente boa, sim… Eu tava mentindo… Minha filha é boa… Eu tou falando de Maria… Zefa, não… Ela é ruim… Nunca deu notícia… Quem sabe se morreu? Mas Maria é boa, me dá dinheiro… Só que briga porque eu bebo… Mas eu bebo é por causa da Zefa que não sei onde está… Maria é boa…

E o velho descamba novamente a cabeça e volta a dormir. O ex – soldado fala para a mulher:

 - É pancado, tá se vendo… Entonce você quer um menino?

Eu também quero um menino quando casar… Diz que tem homem que sofre as dores quando a mulher pare…

Está novamente feliz e olha a mulher sem nenhum desejo. Seu coração está puro e ele pensa com uma ternura imensa em Maria das Dores que está em Lapa a esperá-lo. Sorri porque pensa na surpresa dela ao vê-lo.

Que pena que o bigode não houvesse crescido mesmo… Está tão pequeno ainda…Ela no primeiro momento não o conheceria…

 - Será que ela vai me conhecer?

 - Quem? – se espanta António Balduíno.

 - Nada. Tou pensando…

O velho acordou. Treme de frio. Volta o vento que anuncia temporal. Envolve o trem que balança nos trilhos.

 - Essa desgraça acaba virando com a gente – fala António Balduíno.

 - Pobre tem que sofrer… Uns nasce para gozar: são os ricos. Outros para sofrer: são os pobres. Isso é assim desde o princípio do mundo…

Agora é o ex – soldado que dorme feliz. Ronca surdamente. Não ouve o vento que passa assobiando.

 - Vai ter chuva grossa… - o velho se arrastou até à porta por onde espia.

 - Eu vim de um lugar, meu tio, onde o povo era muito desgraçado…Ganhava deztão por dia…

 - Nas roças de fumo?

 - Ali mesmo, velho…

 - Tu não sabe, negro… Eu sou velho aqui… Já vi coisa de arrepiar… Quer saber? – há um brilho estranho nos seus olhos e ele afasta o bordão para se levantar – Pobre é tão infeliz que quando merda der dinheiro, cu de pobre aperta…

António Balduíno riu. O velho não se equilibra e rola em cima dos fardos de fumo. A mulher acode:

 - Se machucou?

O soldado ronca. A mulher ficou próxima de António Balduíno e diz em voz baixa:

 - Eu não disse só pra ele não ficar triste… - aponta o ex- soldado – Mas para falar direito eu nem sei porque foi que  Romualdo foi embora. Talvez por causa da pobreza mesmo…

Eu é que penso assim… Uma mulher lá de junto disse que ele foi por causa de outra, uma tal Dulce… E se foi? – alteia a voz – Mas não foi não… Ele não ia me deixar assim…

O soldado dorme feliz como um morto.

Assim… Com um filho na barriga… Mas para que foi embora?...

António Balduíno risca um fósforo e na luz vê que a mulher chora, sacudindo os ombros. O negro fica confuso, procura o que dizer e murmura:

 - Não se importe… Vai ser um menino…

Site Meter