quinta-feira, setembro 19, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 115


 - Fugiu? Quando viu que você ia parir?

 - Foi… Eu tinha deixado a vida pra morar com ele, sabe… Eu ficava lavando roupa, a gente até parecia casada… Ele era bom… Era bom mesmo… Podia estar num altar…

 - Você gostava dele um pedaço…

 - É verdade que eu tou dizendo… Era um santo… Um dia eu falei muito alegre que ia ter um filho. Ele ficou assim feito besta com a cara no ar… Depois riu muito, me beijou. Era tudo tão bom…

 - Eu tenho uma namorada na minha terra – falou o ex-soldado – ela é uma tentação. Nós vai se casar um dia destes…

Quem o visse agora diria que ele estava morto. Com os olhos fechados, a boca sorrindo, o belo rosto redondo feliz como o de um morto.

A mulher balançou a cabeça. Ela viveu muito com certeza porque tem um ar de cansado no rosto ainda jovem. E agora ela tem pena do ex-soldado. Ele é tão bonito e viveu tão pouco.

Ele vai casar… Mas António Balduíno pergunta:

 - E depois?...

 - Ela continua:

 - Foi porque ele era pobre… Mal a gente vivia num buraco…O dinheiro dele, junto com o que eu ganhava lavando roupa, não dava… Foi por isso…

Ela está com pena do ex-soldado que levantou a cabeça no braço e escuta ansioso.

Ele numa noite arribou… Eu nem vi… Deixou as coisas todas, soube que fugiu para ver depois o menino passar fome…

 - E agora?

- Diz que ele está em Feira de Sant’Ana trabalhando… Eu vim pra junto dele…

O soldado está triste. Ele agora pensa em dinheiro para sustentar a mulher quando casar e os filhos depois.

 - Mas ela é tão bonita… E depois eu trabalho… Não tenho medo do trabalho.

A mulher o anima.

 - É, sim…

Mas ele está duvidando, todos vêem. António Balduíno diz à mulher:

 - Eu vou ser padrinho do seu filho…

 - Eu fiz uma touca para ele… Uma velha deu uns cueiros velhos… é só o que ele tem… Já nasce sofrendo…

O ex-soldado falou:

 - É melhor não casar… Tão bonita…

Aqui é a estação de são Gonçalo. Saltam passageiros. A cidade dorme cheia de jardins. O barulho do trem acordou uma criança numa casa próxima. Ouve-se o choro. A mulher sorri feliz.

- Agora vai ser bom para você – diz Balduíno – vai ter um… De noite chora…

 - Quero que seja um menino…

Site Meter