terça-feira, setembro 10, 2013

IMAGEM

ALFAMA

Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. O seu nome deriva do árabe al-hamma (الحمّة), que significa banhos ou fontes.
Alfama é um bairro muito peculiar ao se assemelhar a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima. O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado como o mais seguro de toda a cidade de Lisboa. É conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho.
Durante o domínio muçulmano, entre os anos 711 a 1147, poder-se-ia falar em 2 Alfamas:
  • uma Alfama do Alto, mais aristocrática, situada dentro da Cerca Moura,
  • uma Alfama do Mar, arrabalde popular.
Com o domínio cristão a designação Alfama foi-se alargando mais para leste, dentro dos limites da Cerca Nova ou Cerca Fernandina, passando para lá do Chafariz de Dentro.
Este bairro é provavelmente o mais agradável da cidade. A época de declínio surgiu na Idade Média, quando os residentes ricos se mudaram para o oeste, deixando o bairro para uma população de pescadores e marinheiros.
A maioria dos prédios resistiu ao terramoto de 1755. Apesar de praticamente já não existirem casas mouriscas, o bairro conserva um pouco do ambiente dessa época (atente-se ao casbá com as suas ruelas, escadarias e roupa a secar nas janelas). As áreas mais arruinadas foram alvo de profundas obras de restauro e a vida desenvolve-se tranquilamente em volta das pequenas mercearias e tabernas.

 Na última fase do Estado Novo, foi deixado completamente ao abandono e a criminalidade começou a aumentar. No pós 25 de Abril, pouco ou nada foi feito no sentido de devolver a vida próspera a este bairro histórico, que se tinha tornado, na década de 80, num dos bairros mais problemáticos da cidade, sobretudo no que diz respeito ao tráfico de droga. Apenas em meados da década de 90, Alfama começou a ser lentamente recuperada, sendo que hoje em dia é um exemplo a seguir por outras zonas históricas da cidade, como o Intendente ou o Bairro Alto.


Site Meter