sexta-feira, setembro 06, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 104

E o negro Filomeno não tinha amassado os peitos dela? Então para que Zéquinha se meteu e levou a menina? Era uma menina de doze anos, o Gordo sempre disse.

Uma menina de doze anos. O Gordo queria dizer que ela não era mulher ainda, que fazer aquilo com ela era uma malvadez. Mas Zéquinha fez, bem que merecia a punhalada…

É verdade que se ele não fizesse Filomeno faria o mesmo que António Balduíno. Sim, ele sabe que não foi por isso que cravou o punhal nas costas de Zéquinha. Ela era uma menina de doze anos… mas ele matou o capataz foi porque ele ficou com ela quando ele a queria no seu girau.

Ela tinha doze anos mas já era mulher… Já seria mesmo? E se o Gordo tivesse razão? Se ela ainda fosse uma menina e aquilo uma malvadez? Então Zéquinha não faria mais, porque estava estendido no barro com um punhal nas costas.

Porém de que valeu? Agora o negro Filomeno já a levou para casa, com certeza. Essa é a lei das plantações de fumo. Mulher é bicho raro e quando uma fica sem homem encontra logo outro que a leva para casa. A não ser que ela prefira ir para a rua das mulheres da vida em Cachoeira,, em São Félix, em Feira de Sant’Ana.

Aí sim que seria uma malvadez. Porque ela é uma menina de doze anos e todos a quererão. Depois ela ficará velha e tomará cachaça, não lavará mais os cabelos, seus seios murcharão, terá doenças ruins, terá quarenta anos no dia em que completar quinze.

Talvez tome veneno. Outros se jogam no rio nas noites escuras… Era melhor que ela ficasse com Zéquinha, colhendo fumo nos campos. Mas Zéquinha está apunhalado…

António Balduíno ouve vozes através do mato. Se aproxima mais para ouvir. Ainda é ruído indistinto. Serão homens que passam na estrada? Mas a estrada está longe, está do outro lado, o que existe ali é uma simples picada.

António Balduíno se aproxima mais. Agora ouve. Os homens estão próximos, separados dele apenas por uma fita de mato. São homens da fazenda. Estão todos com repetições e fumam sentados na picada.

Estão atrás do negro António Balduíno que apunhalou o capataz. E não sabem que o negro está ali junto deles, quase rindo. Porém treme quando ouve os homens dizer que ele está cercado na capoeira e que ou morrerá de fome ou sairá para ser preso.

António Balduíno se afasta vagarosamente, evitando os ruídos e se interna novamente no mato. Do outro lado tem a estrada. Mas nela haverá homens também como em volta de toda a capoeira. Ele está cercado, está encurralado como um cão danado. Ou morrerá de fome, ou será preso como assassino.

Os grilos irritam com seu ruído. Na casa de Zéquinha está havendo sentinela. E o negro Filomeno estará ali armado de repetição ou estará na sentinela olhando para Arminda, pronto para levá-la para casa.


Se ele pudesse apunhalar também o negro Filomeno… Mas ele está cercado como um cão danado, está encurralado na capoeira e começa a sentir fome e a sentir sede…

Site Meter