segunda-feira, setembro 16, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 112


 - Eu paguei dois mil réis ao rapaz das malas para me pôr aqui – gemeu a mulher.

- Quando eu era soldado viajava de primeira classe e “gratuites” – vangloriou-se o rapaz.

 - De primeira? – António Balduíno duvidava.

 - De primeira, sim senhor… Entonce você não sabe que soldado tem regalia… Você mora nesse cu de Judas, não sabe nada…

 - Eu não sou daqui não, faxineiro…Eu tou aqui é de passeio… Só para me divertir… Eu nasci foi na Baía… Você já ouviu falar de um lutador chamado Baldo? Pois é esse seu criado…

 - Ah! é você? Eu vi você brigar com Chico Moela…

 - Foi uma surra boa, não foi? – o negro sorriu

 - Foi braba, foi… E eu não paguei entrada… Soldado tem regalia…

- E por que você largou a farda?

 - Terminou meu tempo… E depois…

O velho abriu o olho:

- O que foi que teve?

 - Um cabo… Só porque tinha uma dragona… Cabo e merda é a mesma coisa… Mas ele pensava que não…

 - Embirrou com você? – o velho apoiava o braço no bastão.

 - Foi mesmo… A mulata gostava era de mim… Ele pegou fez intriga, eu só vivia na chave… Tudo pra eu não sair nos dias de folga… vá ver como tá a cara dele…

 - Tou gostando de você menino… Quantos anos você tem?

 - Dezanove…

 - Tu não viu nada ainda, menino… Eu tou cansado da vida – amargurou-se o velho…

 - Cansado, meu pai, porquê? – interrogou António Balduíno.

 - Menino, eu já fui tudo, eu já corri isso tudo… Aqui todo o mundo conhece Augusto da Cerca… Da Cerca por causa de uma briga que eu tive… O que foi que ganhei… Doença só… Mais nada…

O ex-soldado ofereceu cigarros. António Balduíno acendeu um. Na luz do fósforo viu o rosto da mulher que espiava o céu pela frincha da porta. Ela tinha um ar cansado de quem já viveu muito. O velho continuava a falar:

 - Eu já tive muito gado que trazia para a Feira de Sant’Ana… Um mundão de gado de encher olho… Já tive roça de fumo antes dos alemães vir para aqui… Já tive terra… Muita coisa mesmo…

Parou. Parece que está dormindo mas volta a falar com a voz abafada:

- Eu já tive até família… Parece? Nem parece… Mas eu tive duas filhas que até botei no colégio… Era umas gracinhas…

Tomaram tudo, ouviu… Tudo…

Site Meter