terça-feira, setembro 17, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 113


 - O gado ficou com uns, o fumo com o alemão… Até as filhas se foi… Um homem botou feitiço numa, carregou com ela nem sei para onde…A outra vive aí em Cachoeira, parecendo uma doida com os cabelos cortados, fazendo a vida… Essa eu sei onde tá e a outra?

A mulher desviou os olhos da porta:

 - Vosmecê tem muita raiva das mulheres da vida?

 - Umas perdidas… Tudo de cabelo cortado e vermelhão na cara…

 - Vosmecê não sabe o que é a vida delas… Vosmecê não sabe nada… O que é que vosmecê sabe?

 - O velho ficou atrapalhado. Então o ex-soldado falou:

 - Eu já tive uma amante que era mulher da vida… Ela fazia a vida até à meia-noite, depois eu ia pra casa dela e ficava até de manhã… Era bom…

 - E você porque tá falando?

 - Eu não tava dizendo nada…

 - Não tava… - fez a mulher com raiva – Vocês fala sem saber… Fala por falar… Eu que estou aqui só não morri de fome nesta vida porque Deus não quis.

António Balduíno ficou espantado dela estar grávida. Mas não perguntou nada.

O velho abriu os olhos e disse:

 - Eu não digo nada, Deus me perdoe… E mesmo se não fosse minha filha de que é que vivia?... É ela que me sustenta… E ela me respeita muito, isso sim… Quando eu vou lá, bota os homens para fora… Se ela não tivesse cortado o cabelo…

A mulher riu. António Balduíno falou:

 - A vida de pobre é vida desgraçada… Pobre é mesmo que escravo…

O ex-soldado contou:

 - Eu conheci um cabo que dizia o mesmo…

 - Era o que tomou sua mulher?

 - Não, era outro. E Romão não tomou ela não… Ela gostava era de mim…

 - Mas andava era com o outro… - riu Balduíno.

 - Você não conheceu ela… Era bonita de verdade… Não tinha mulher que chegasse perto dela…

O trem parou numa estação. O silêncio voltou ao vagão. Homens caminhavam perto, do lado de fora. Alguém disse: “adeus”, “adeus”… E outra pessoa “dê lembranças a Josefina”. Perto cochichavam:

 - Você vai-se esquecer…

Era uma voz doida de mulher… Um homem protestava que não, que não se esqueceria.

Não vá deixar de escrever…

Um beijo e o apito da máquina cortando as despedidas. Agora o ruído das rodas nos trilhos. O ex-soldado explicou:

 - A máquina está dizendo “vou com Deus, vou com o Diabo” Olhe só como é igualzinho…

 - Parece mesmo…

Site Meter