segunda-feira, setembro 23, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 118

(De Jorge Amado)


Porém jantaria na Baía, ou com o Gordo ou com o Joaquim ou mesmo com Jubiabá. Ia pensando nestas coisas e no meio de arranjar um cigarro quando ouviu um grito:

 - Per la Madona! É Baldo.

Voltou-se. Na sua frente estava Luigi com uma roupa muito sovada e os seus raros cabelos.:

 - Luigi…

Luigi pegou nos seus ombros, virou-o em torno de si e disse alegre:

 - Magnífico…

 - O que é que você está fazendo aqui, Luigi?

 - Ventos maus, menino… ventos maus…

 - Que diabo é que tem o vento com isso?

 - Depois que você desistiu da carreira, Baldo, nunca mais as coisas correram bem para mim…

Olhava o negro com tristeza:

 - Uma carreira tão bonita que você estava fazendo… Uma pena…Largou de repente sem dizer para onde ia…

 - Fiquei danado com aquela surra…

 - Besteira… Besteira… Qual é o lutador que não apanha uma vez?... Demais você estava bêbedo como um porco…

 - Mas que diabo tá vendo aqui, Luigi? Tem algum lutador novo?

 - Lutador? Nunca mais aparece um como você…

António Balduíno riu satisfeito e deu um murro no peito de Luigi.

 - Nunca mais… Agora estou com um circo…

 - Circo?

 - Um negócio desgraçado… Nem lhe conto…

Entraram num botequim, Luigi pediu café. António Balduíno disse:

 - Pede uns cigarros pra mim… Tou a nenhum, Luigi…

Sabia que com Luigi podia conversar francamente. Lembrou-se de qualquer coisa e disse:

 - Você foi o único que não me apareceu quando eu estava cercado na mata, quase morto…

 - Mas se eu não sabia menino… Como foi?...

 - Nada eu tava era com fome e quase morto. Vi todo o mundo, sabe Luigi?... Vi todo o mundo que vinha me aporrinhar cantando coisa de defunto… Só você não veio…

Luigi ainda não tinha compreendido direito. António Balduíno narrou a briga com Zéquinha, a fuga pela mata, as visões. Falou sobriamente, sem detalhes, porque estava doido para saber do negócio do circo:

- Que negócio é este?

 Luigi baixou a cabeça tristemente:


 - Um negócio de desgraça… Quando você foi embora eu fiquei sem ter que fazer…

Site Meter