terça-feira, setembro 24, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 119


- Ficou na mão…

 - Isso mesmo. Foi quando apareceu por lá um circo… Grande Circo Internacional… De um patrício meu chamado Giusepe… Fez dinheiro na Baía. Mas ele tava muito atrapalhado devendo o que não tinha.

Eu peguei, entrei para sócio… Um negócio desgraçado… Temos andado por todos os buracos… Perl a Madona! O circo não dá nada… Tem um despesão cachorro… Dinheiro não entra. Está quase falido.

Luigi abanou as mãos e contou detalhes. António Balduíno disse:

 - Tá o diabo…

Mas Luigi mirava-o novamente e falava.

 - Mas eu tenho uma ideia que é capaz de mudar as coisas… Preciso de você.

 - De mim, velho? Eu nunca fui artista de circo…

- Também não era jogador de boxe e eu te fiz.

Sorriram ambos recordando tempos passados. E quando se levantaram da mesa do café, António Balduíno estava contratado pelo Grande Circo Internacional como lutador.

O negro passou junto do chofer e avisou:

 - Não me boto mais para a Baía, mano…

 - As mulheres não deixa… - riu o chofer.

- Quem sabe? - e o negro piscou o olho.

O contrato verbal que fizera com Luigi afirmava que ele teria casa, comida e dinheiro quando houvesse dinheiro. Mas dinheiro era coisa que não fazia falta ao negro António Balduíno.


A tabuleta ainda estava estendida no chão. Lia-se em grandes letras azuis:


GRANDE CIRCO INTERNACIONAL

E ao lado da tabuleta Giusepe dormia como um porco. Luigi avisou:

 - Tá bêbedo… Anda sempre assim…

Empurrou-o com o pé. Ele murmurou palavras incoerentes:

 - Peço silêncio… É a hora do salto mortal… Uma palavra e o grande trapezista… perderá… a vida…

Homens abriam buracos no chão. Outros montavam as arquibancadas. Trabalhavam todos, artistas, empregados, mata-cachorros.

Luigi levou o negro para a sua barraca. E a primeira coisa que viu foi o seu retrato em posição de lutador como saira num jornal da Baía.

Luigi arriou-se em cima da cama (que não passava de um divã que também entrava em cena com o homem cobra) e continuou a explicar a António Balduíno:


 - Cinco contos para quem ganhar… Não aparece ninguém, você vai ver…

Site Meter