quinta-feira, outubro 17, 2013

JUBIABÁ

Episódio Nº 139

Fifi resmungava que a sorte é Deus que a dá. António Balduíno escapava para a barraca de Rosenda onde esquecia Bolão. Fifi que queria ter uma velhice risonha. Giusepe que queria morrer. Luigi que fazia contas e Robert que não dizia nada nem reclamava o salário.

Para o Circo viajar para Santo Amaro venderam o cavalo Furacão e parte das tábuas das arquibancadas. Luigi fazia contas.

Ninguém queria comprar o leão e o leão comia muito. Uma noite Robert desapareceu ninguém sabe para onde. Luigi pensou que ele tivesse roubado algum dinheiro, do pouco que o italiano tinha guardado na barraca para as despesas do dia seguinte.

Mas Robert não tinha levado nada. Devia ter ido no navio que partira naquela noite para a Baía. Apareceu um homem para lutar com Balduíno, foi vencido no primeiro round e foi às custas desta luta que o Circo se locomoveu para Cachoeira, passando novamente por Feira de Sant’Ana em dois caminhões.

Quando chegara ocupava sete e assim mesmo por sovinice de Luigi que apertara tudo para caber tanta coisa em tão poucos carros. Agora iam em dois caminhões e chegava com sobra.

Giusepe se recordava que quando viajaram para França possuíam uma verdadeira frota, pois tinham dois barcos e por terra iam trinta e quatro carros enormes que levavam o pessoal.

Giusepe bebeu e fez toda a viagem pensando nos grandes dias do Grande Circo Internacional. Luigi deposita esperanças em Cachoeira e São Félix.

São duas cidades vizinhas e São Félix possui duas fábricas de charutos. Talvez até ele arme o Circo em São Félix. Mas é interrompido por Fifi que pergunta como irá mandar dinheiro para o colégio da filha este mês. Luigi encolhe os ombros.

 - Nem sei como se vai comer…

Bolão conta mais uma vez ao homem cobra a sua vida. O homem cobra ouve indiferente. No outro caminhão António Balduíno e Rosenda Rosedá riem às gargalhadas.

António Balduíno pega no violão e canta um samba que começa assim:

«A vida é boa mulata…»

Fifi pensa que não. Bolão também. Giusepe chora. Luigi se irrita. Somente o homem cobra vai indiferente.


Armaram o circo em São Félix. Circo é divertimento de gente pobre e São Félix uma cidade de operários. Apareceu um homem para lutar com António Balduíno.

O palhaço percorreu a cidade toda, os homens comentaram, as mulheres riram. Na noite de estreia a frente do circo estava iluminada, veio a orquestra com os moleques atrás, pretas venderam mungunzá na porta.

As pessoas importantes trouxeram cadeiras e chegou muita gente de Cachoeira. Primeiro entrou Fifi (como a companhia estava reduzida, sem Robert e o cavalo Furacão, Luigi não fez apresentações) que andou no arame.


Depois o palhaço divertiu os espectadores. Veio Rosenda Rosedá e dançou desta vez sem a companhia de António Balduíno ao violão porque ele esta noite era Baldo, o gigante negro. 

Site Meter