sexta-feira, novembro 29, 2013

Danny Kaye

Passaram mais de 55 anos quando, em rapaz, estudante no Colégio Nuno Álvares, em Tomar, fui ver um filme cómico com Danny Kaye. cujo título infelizmente já não recordo. A graça que lhe achei foi tanta que o riso transbordou e tive que deixar de olhar para o ecrã tendo voltado mais tarde a uma outra sessão para, finalmente, conseguir ver o filme.

O que me lembro dessa representação é que ela constituiu a maior demonstração da arte de fazer rir, indescritível a sua capacidade cómica que a maioria das pessoas da minha geração conheceram perfeitamente.

O que talvez não saibam, e eu não sabia, era o "coração" que se escondia atrás deste grande artista.

Ganhou milhões com os seus dotes de actor e cantor e morreu sem um tostão porque tudo quanto recebia dava aos mais necessitados. Ajudou muitos colegas que estavam na miséria e distribuía o resto por instituições de Assistência.

Morreu em Los Angeles, em 1987 e a UNESCO considerou-o Cidadão Mundial - mais uma vez foi preciso morrer…
Para além de actor e cantor era também um excelente intérprete de Jazz e clarinetista embora quase só tocasse para os amigos.
O vídeo que se segue em que ele canta com Louis Armstrong, é um exemplo do seu grande virtuosismo e, da minha parte, um sinal de agradecimento e aplauso por aquilo que ele foi como actor e como homem bom.
                                
                                

Site Meter