quarta-feira, novembro 27, 2013

Dmitri Chostakovich
A Evolução Para Todos

As Artes Vitais
(continuação)




A Música

Estas afirmações relativas à dança também se aplicam à música, que, como é evidente, acompanha invariavelmente a dança.

Há cientistas, Geoffrey Miller, que tentam explicar a música, bem como todas as formas de arte, como uma exibição sexual praticada principalmente por homens com o objectivo de atrair mulheres.

Não é isso que parece evidente? Que falta ainda explicar? Muitas mais coisas, dizem outros cientistas como Steve Brown.

Nas culturas tradicionais é raro a música assumir a forma de jovens a pavonearem-se à frente de mulheres. Pelo contrário, a música verifica-se em muitos outros contextos que têm a ver actividades dos grupos.

A descrição mais abrangente numa sociedade de caçadores-recolectores deve-se ao musicólogo Simba Arom em relação aos pigmeus aka da África Central,

A sua música consiste pelo menos em vinte e quatro categorias distintas, demarcadas por diferenças de ritmo, escala, tipo de instrumentos e conjunto de executantes.

Cada categoria está estritamente associada a um contexto social e é executada apenas nesse contexto – por exemplo, «propiciação para uma caçada colectiva» ou «funeral».

Cada uma dessas categorias de música é imediatamente reconhecida pelos Aka que se lhe referem, na sua língua, pelo contexto social correspondente (por exemplo, «música para funeral»).

Steve conclui que «nas populações caçadoras-recolectoras como os pigmeus Aka, a música é um componente essencial de rigorosamente todas as actividades sociais, e não necessário um grande esforço de imaginação para acreditar que o mesmo deve ter sido válido para os nossos antepassados hominídeos.

Do ponto de vista afectivo e motivacional a música é um tipo de estimulante emotivo e, na medida em que faz parte da experiência de um grupo durante eventos rituais, essa estimulação promove a sincronização da emoção, da motivação e da acção desse mesmo grupo.

A Sétima Sinfonia de Dimitri Chostakovich, composta no início do cerco a Leninegrado transformou-se rapidamente num importante símbolo internacional da resistência do povo russo perante a ameaça nazi.

Os relatos da época atribuem a esta sinfonia o mérito de ter dado tanto aos cidadãos como aos soldados de Leninegrado a força moral necessária para resistir ao cerco.

Esta peça musical foi de tal modo importante para o moral do povo que os soldados da linha da frente que tinham formação musical foram transportados da frente da batalha até à sala de concertos para executarem a Sinfonia que seria transmitida em directo pela rádio no momento mais duro do cerco, a 13 de Agosto de 1942.
(continua)

Site Meter