sexta-feira, janeiro 03, 2014

A MORTE E A 

MORTE DE

QUINCAS

 BERRO 

DÁGUA

Episódio Nº 2






Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro Dágua pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível.

II

Os patifes que contavam, pelas ruas e ladeiras, em frente ao mercado e na Feira de Água dos Meninos, os momentos finais de Quincas (até um folheto com versos de pé quebrado foi composto pelo repentista Cuica de Santo Amaro e vendido largamente), desrespeitavam assim a memória do morto, segundo a família.

E memória de morto, como se sabe, é coisa sagrada, não é para estar na boca pouco limpa de cachaceiros, jogadores e contrabandistas de maconha.

Nem para servir de rima pobre a cantadores populares na estrada do Elevador Lacerda, por onde passa tanta gente de bem, inclusive colegas de repartição de Leonardo Barreto, humilhado genro de Quincas.

Quando um homem morre, ele se reintegra em sua respeitabilidade a mais autêntica, mesmo tendo cometido loucuras em sua vida.

A morte apaga com a sua mão de ausência, as manchas do passado e a memória do morto fulge como diamante. Essa, a tese da família, aplaudida por vizinhos e amigos.

Segundo eles, Quincas  Berro Dágua, ao morrer, voltara a ser aquele antigo e respeitável Joaquim Soares, da Cunha, de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoada, paletó negro de alpaca, pasta sob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política, jamais visto em botequim, de cachaça caseira e comedida.

Em realidade, num esforço digno de todos os aplausos, a família conseguira que assim brilhasse, sem jaca, a memória de Quincas desde alguns anos, ao decretá-lo morto para a sociedade.

Dele, falavam do passado se, obrigados pelas circunstâncias, a ele se referiam.

Infelizmente, porém, algum vizinho, um colega qualquer de Leonardo, amiga faladeira de Vanda (a filha envergonhada), encontrava Quincas ou dele sabia por intermédio de terceiros.

Era como se um morto se levantasse do túmulo para macular a própria memória: estendido bêbedo, ao sol, em plena manhã alta, nas imediações da rampa do Mercado ou sujo e maltrapilho, curvado sobre cartas sebentas no Átrio da Igreja do Pilar ou ainda cantando com voz rouquenta na Ladeira de São Miguel, abraçado a negras e mulatas de má vida. Um horror!

Quando, finalmente, naquela manhã, um santeiro estabelecido na Ladeira do Tabuão chegou aflito à pequena porém bem arrumada casa da família Barreto e comunicou à filha Vanda e ao genro Leonardo estar Quincas definitivamente espichado, morto em sua pocilga miserável, foi um suspiro de alívio que se elevou uníssono dos peitos dos esposos.

De agora em diante já não seria a memória do aposentado funcionário da Mesa de Rendas Estadual perturbada e arrastada na lama pelos actos inconsequentes do vagabundo em que ele se transformara no fim da vida.


Chegara o tempo do merecido descanso. Já poderiam falar livremente de Joaquim Soares da Cunha, louvar-lhe a conduta de funcionário, de esposo e pai, de cidadão, apontar suas virtudes às crianças como exemplo, ensiná-las a amar a memória do avô, sem receio de qualquer perturbação.

Site Meter