sábado, janeiro 25, 2014

Quincas estava sorrido para ele...
A MORTE
E A MORTE
DE QUINCAS
BERRO
DÁGUA

Episódio Nº 21



Caçava ratos e sapos para vendê-los aos laboratórios de exames médicos e experiências científicas – o que tornava Pé-de-Vento figura admirada, opinião das mais acatadas.

Não era ele um pouco cientista, não conversava com doutores, não sabia palavras difíceis?

Só após muito caminho e vários tragos deram com ele, embrulhado em seu vasto paletó, como se sentisse frio, resmungando sozinho.

Soubera da notícia por outras vias e também ele buscava os amigos. Ao encontrá-los, meteu a mão num dos bolsos. Para retirar um lenço com que enxugar as lágrimas, pensou Curió.

Mas, das profundezas do bolso, Pé-de-Vento, extraiu uma pequena jóia verde, polida esmeralda.

Tinha guardado para Quincas, nunca encontrei uma tão bonita.


IX


Quando surgiram na porta do quarto, Pé-de-Vento adiantou a mão em cuja palma estendida estava pousada a jóia de olhos saltados.

Ficaram parados na porta, uns por detrás dos outros. Negro Pastinha avançava a cabeçorra para ver, Pé-de-Vento, envergonhado, guardou o animal no bolso.

A família suspendeu a animada conversa, quatro pares de olhos hostis fitaram o grupo escabroso.

Só faltava aquilo, pensou Vanda. Cabo Martim, que em matéria de educação só perdia para o próprio Quincas, retirou da cabeça o surrado chapéu, cumprimentou os presentes:

 - Boa tarde, damas e cavaleiros. A gente queria ver ele…

Deu um passo para dentro, os outros o acompanharam. A família afastou-se, eles rodearam o caixão. Curió chegou a pensar num engano, aquele morto não era Quincas Berro Dágua.

Só o reconheceu pelo sorriso. Estavam surpreendidos os quatro, nunca poderiam imaginar Quincas tão limpo e elegante, tão bem vestido.

Perderam num instante a segurança, diluiu-se como por encanto a bebedeira. A presença da família – sobretudo das mulheres – deixava-os amedrontados e tímidos, sem saber como agir, onde pousar as mãos, como comportar-se ante o morto.

Curió fitou os outros três, ridículo com seu rosto pintado de vermelhão e seu fraque roçado, a pedir que fossem dali o mais depressa possível.

Cabo Martim vacilava, como um general em vésperas de batalha enxergando o poderio inimigo. Pé-de-Vento chegou a dar um passo em direcção à porta.

Só Negro Pastinha, sempre por detrás dos outros, a cabeçorra estirada para a frente, não vacilou sequer um segundo.


Quincas estava sorrindo para ele, o negro sorriu também. Não havia força humana capaz de arrancá-lo dali, de perto do paizinho Quincas.

Site Meter