terça-feira, abril 22, 2014

Uma condecoração, meu filho. Uma bela condecoração.
OS VELHOS

MARINHEIROS

Episódio Nº 61










Rafael Menendez, ao receber as ordens, baixou a cabeça num assentimento, escondendo o sorriso calculista. Declarou ser aquela distinção conferida ao chefe uma grande honra para toda a firma. E esfregava as mãos eternamente húmidas.

Giovanni, surpreso e sem entender aquela súbita qualidade marítima do patrãozinho, mas achando-a merecida, contou-lhe histórias de seu tempo de embarcadiço e, quando Vasco aparecia na firma, era com Giovanni sua maior demora, o negro a puxar pelo bestunto.

Após os cartões de visita, sua imediata preocupação foram as fardas. Seu alfaiate, dos melhores da cidade, revelou-se incapaz mas deu-lhe indicações: havia uma alfaiataria, na Baixa do Sapateiro, especializada em uniformes, lá os comandantes dos navios da Bahiana mandavam talhar suas túnicas e calças.

Também os oficiais do Exército. E, nas proximidades do carnaval, a rapaziada dos clubes ali encomendava as fantasias de príncipe russo, conde italiano, mosqueteiro francês e pirata sem pátria.

Encomenda tão grande de um único freguês não recebera ainda a alfaiataria, foi um rebuliço. Vasco queria pelo menos duas fardas de cada tipo, para verão e inverno, para o diário e para festas, fardas de gala e grande gala, em mescla azul e em branco, com os bonés apropriados, e fios de ouro de verdade.

Um enxoval completo. E tinha pressa, era indispensável uma farda de gala pelo menos, pronta daí a quinze dias para a parada do Dois de Julho.

O alfaiate em delírio prometeu horas extraordinárias, noites sem sono, para entregar-lhe em tempo uma farda branca para o desfile matinal e uma azul para a recepção à noite, em Palácio.

 Vasco garantiu-lhe, em troca, polpuda gratificação para os componentes oficiais da agulha.

Foi uma apoteose naquela manhã do 2 de Julho quando, no Largo da Soledade, tudo disposto para o início do desfile - as carretas com o caboclo e a cabocla, os andores com os retratos de Maria Quitéria, Labatut e Joana Angélica, os oradores a postos, o Coronel Pedro de Alencar à frente da tropa formada, o Comandante Georges Dias Nadreau à testa dos marinheiros da Capitania, as bandas marciais executando dobrados - quando ali apareceu, em sua farda branca com alamares de ouro, o Comandante Vasco Moscoso de Aragão e se incorporou ao grupo das autoridades civis, à espera do Governador.

Firme e teso ouviu os discursos, o coração latindo de patriotismo e orgulho. Ao lado de Jerónimo desfilou, atrás do Governador, do coronel, do capitão dos portos até o Largo da Sé, atestado de gente, em cuja venerável igreja o Arcebispo celebrou o Te Deum.

 À noite, na recepção, envergava a farda azul, mais formal e sumptuosa, em compensação quente como quatrocentos diabos. Não havia, em toda a festa, figura mais esplêndida e nobre, postura tão digna e distinta.

Em certo momento, Georges aproximou-se dele, cumprimentou-o:

- Você está perfeito, o próprio Vasco da Gama teria inveja se o visse.

Falta apenas uma coisa para completar essa prosápia toda.

- O quê? - alarmou-se Vasco.

- Uma condecoração, meu filho. Uma bela condecoração.

Site Meter