sexta-feira, maio 16, 2014

Concílio de Nicéia (Ano 325)
DIÁLOGO FICCIONAL
sobre o celibato
dos padres.








(Entrevista da jornalista Raquel a Jesus de Nazaré numa sua segunda vinda à terra. Ao fim e ao cabo, quem melhor que o próprio Jesus da Nazaré para nos esclarecer sobre esta assunto?...)

RAQUEL -  Emissoras Latinas em Jerusalém, cidade onde se cruzam culturas e religiões e onde uma vez mais nos cruzamos com Jesus Cristo nestas jornadas históricas de sua segunda vinda à Terra.


Bom dia, Jesus Cristo.

JESUS -  Que seja bom, Raquel.

RAQUEL -  Na nossa entrevista anterior falamos dos sacerdotes. Já é hora de abordar um tema especialmente polémico: o celibato, a proibição que eles têm de se casar e formar uma família.

JESUS -  Já vejo com o que você vem, Raquel. Vai me fazer também responsável por esta lei?


RAQUEL -  E o senhor não tem nada a ver com isso?

JESUS -  Nada. Eu não impus esse jugo a ninguém. Como eu ia fazer isso se em nosso movimento todos os homens tinham sua mulher? Felipe, Natanael, Pedro, Mateus… todos.

RAQUEL -  Mas a Bíblia proíbe que os sacerdotes se casem.

JESUS -  A Bíblia? O que Deus disse é que não é bom que o homem fique só. Inclusive Paulo, que era bastante severo, me dizem que recomendou que os bispos tivessem suas mulheres. Uma só, isso sim. Ele dizia, e com razão, que se não podiam administrar bem a sua casa, muito menos a comunidade.

RAQUEL -  Então, quando começou esta lei do celibato?

JESUS Quem pode saber? Consulte os seus amigos.

RAQUEL -  Espere um momento… Vou ligar para… Está ouvindo bem?... Estamos aqui em Jerusalém, na linha com Iván Vargas, especialista neste tema… Ivan, queremos saber quando se estabeleceu o celibato dos sacerdotes.

IVÁN -  O dado é curioso. Foi no Concílio de Nicéia, ano 325, quando se decidiu que os padres não poderiam ser casados.


RAQUEL -  Por que você disse que o dado é curioso?

IVÁN -  Porque uns anos antes desse Concílio, o imperador romano Constantino tinha presenteado os bispos e sacerdotes com muitas terras e muito dinheiro.

RAQUEL -  E o que isso tem a ver com os padres se casarem?

IVÁN -  Tem muito a ver. Imagine que um bispo tinha cem hectares de terra e um dinheirinho economizado. Se esse bispo é casado, quando morrer, quem ficará com a terra e as economias?

RAQUEL -  A esposa e os filhos, naturalmente.

IVÁN - Mas se ele não está casado, é a Igreja quem fica com tudo. A Igreja não se preocupava se os bispos e os padres tivessem mulheres, que tivessem filhos... Contanto que...

RAQUEL -  Contanto quê?

IVÁN -  Que não os reconhecessem. O proibido era isso, reconhecê-los. Porque as concubinas e os filhos ilegítimos não tinham nenhum direito, não podiam herdar.

RAQUEL -  E essa foi a razão da lei do celibato?

IVÁN -  Elementar, Raquel. Tinha que se proteger o património proibindo o matrimónio.


RAQUEL -  Parece incrível...

IVÁN -  Assim foi como a Igreja acumulou e acumulou propriedades…verdadeiros latifúndios. Uns séculos depois, era a maior latifundiária de toda Europa. Os papas, os bispos e os padres continuavam a ter mulheres e filhos mas não os reconheciam, deixavam-nos ilegítimos. Assim não herdavam nada.

JESUS -  E me fazem responsável por tudo isso!

IVÁN -  O mais engraçado é que o Papa Paulo III, que teve “uns tantos” filhos ilegítimos, foi quem impôs definitivamente o celibato para todos os sacerdotes no Concílio de Trento.

JESUS -  Hipócritas. Colocam cargas pesadas sobre os ombros dos outros, mas eles não querem movê-las nem com um dedo.

RAQUEL -  Obrigado, Iván. Depois de tudo o que escutamos, Jesus Cristo… O senhor seria a favor do celibato opcional, aprova que os sacerdotes se casem?

JESUS -  Com certeza. Que cada um decida. Que cada um eleja seu caminho. O Reino de Deus é luta e requer esforço. Mas também é festa. E a carga tem que ser ligeira e o jugo suave.

RAQUEL -  Lei do celibato. Celibato obrigatório. O que as igrejas acham de tudo isto? E, sobretudo, o que opinam as mulheres e os filhos não reconhecidos?



Nota

Neste diálogo ficcional, ressalta como importante, a intervenção de Ivan Vargas, um estudioso e especialista destes assuntos, que esclarece a origem histórica desta proibição do casamento aos padres católicos.

O que é estranho, é que em 2014, a decisão do Concílio de Niceia no Ano de 325, se mantenha, revelando o conservadorismo e imobilismo da Igreja de Roma... e não se pense que o Papa Francisco vai alterar seja o que for no que a este assunto diz respeito ou a abertura do sacerdócio às mulheres...

Site Meter