sábado, junho 07, 2014

Aqui nasceram as sementes da democracia
As Sementes

da Democracia












A civilização grega terá sido o mais importante contributo para o progresso da civilização humana.

Foi na Grécia do período clássico – no famoso Século de Péricles – que o homem se libertou de crenças, preconceitos sociais e religiosos e, pela primeira vez de forma sistemática, se interrogou sobre o mundo que o rodeava.

Foi ali, durante esse período, quando deixaram de existir os condicionalismos psicológicos, educacionais e religiosos que anteriormente aprisionavam a mente humana, que nasceu o conceito de liberdade tal como hoje o entendemos na medida em que questionava até o próprio conhecimento – só sei que nada sei! -

A Filosofia nascida na Grécia, é a expressão máxima da liberdade do pensamento humano.

A forma de governo adoptada em Atenas, após a destruição da cidade provocada pelas Guerras Pérsicas, representa um avanço civilizacional extraordinário como jamais outro tinha acontecido.

Seria necessário esperar pela Revolução Francesa e pela Independência Americana, mais de 20 séculos depois, para se recuperar o princípio que o poder dos governantes reside no povo e só dele emana.

Como se alcançou momento tão excepcional é algo que ainda hoje podemos sentir viajando pela Grécia.

Favorecida pela geografia que lhe abria a porta para novas culturas e rotas comerciais, pela acidentada orografia que a protegia das invasões e ataques inimigos, pela amenidade do clima que convidava à discussão nas “ágoras” e “areópagos”, as cidades gregas reuniam as condições para a ocorrência de uma mutação civilizacional singular: o nascimento da democracia.

Luís Queiroz

(continua)

Site Meter