quinta-feira, julho 24, 2014

Teodoro pai
A Guiné Equatorial







Teodoro filho



"Quem vê caras não vê corações" diz o povo e muito acertadamente mas quando olho para estas fotografias, sinceramente custa-me dizer isto, mas não me parecem caras de pessoas de bem.


São o Presidente e o Vice-Presidente da Guiné Equatorial, pai e filho, há mais de 35 anos, melhor dizendo, são donos daquilo tudo com a agravante de que é um país rico em petróleo e em outras riquezas naturais e entraram agora para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa o que representou "um murro no estômago" de muitos portugueses  que se regem por valores e princípios.





























Quando começamos a saber do seu historial à frente do país, bem assessorado pelo filho, também ele Teodoro como o pai, 42 anos, vice-presidente, com imunidade perante a justiça e seu natural sucessor, até o coração se nos estremece...


O Teodoro(zinho) tem um mandado de captura em França por acusações de branqueamento de capitais e desvio de fundos com acusações idênticas no Brasil que de nada servem porque a sua imunidade o protege. Entretanto, comprou um iate por 380 milhões de dólares.

Em tempos recuados houve portugueses por aqui. Eles comerciavam por toda a costa ocidental de África e há até uma ilha onde se fala um crioulo de origem portuguesa mas a notícia da adesão à CPLP foi dada apenas em espanhol, francês e inglês ficando de fora a língua de Camões.

Considero esta omissão um gesto que no fundo devíamos agradecer pois, tratando-se de uma ditadura das mais corruptas e sanguinárias de África – e há por lá muitas – evitaram que a língua portuguesa ficasse conspurcada com a notícia.

Vamos pois esquecer – cair na real – como dizem os nossos amigos brasileiros – Se ele é rico, senta-se à nossa mesa, se é muito rico reservamos-lhe mesmo um lugar de destaque... quem sabe, um dia, não poderemos vir a beneficiar.

Nós somos pessoas de bem e em contacto connosco os Srs. Teodoros até podem ficar menos maus.

Para já, mandaram suspender uma execução de pena de morte e mesmo agora acabaram por meter dinheiro no nosso Banif que estava tão precisado.

Vêm como já valeu a pena...

Site Meter